Pesquisar
Close this search box.

Equipe de robótica do SESI Ananindeua representa o Pará em campeonato internacional nos EUA

A equipe de robótica Robobusters, formada por alunos do 1º ano do Ensino Médio da Escola de Referência SESI Ananindeua, chegou aos Estados Unidos para representar o Pará e o Brasil em uma das maiores competições internacionais de robótica educacional: a RoboCup. A disputa ocorre entre os dias 25 e 29 de abril, na Mercersburg Academy, no estado da Pensilvânia.

O grupo garantiu a vaga após um excelente desempenho na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), na modalidade Resgate Nível 2, conquistando destaque nacional com a criatividade, domínio técnico e espírito de equipe. Agora, os alunos enfrentam o desafio de competir com delegações de vários países, em provas que exigem não só conhecimento em programação e engenharia, mas também domínio do inglês e tomada de decisão em tempo real.

Além do desafio técnico, a experiência internacional representa uma vivência cultural única e uma oportunidade de intercâmbio com outras realidades educacionais e tecnológicas. “Participar de eventos como o RoboCupJunior Americas é uma experiência transformadora para os estudantes. Além de aplicarem na prática os conhecimentos em ciência, tecnologia, engenharia e matemática, eles desenvolvem habilidades essenciais como trabalho em equipe, criatividade e resolução de problemas. A competição estimula o pensamento crítico, promove a troca cultural com jovens de diversos países e prepara os participantes para os desafios acadêmicos e profissionais do futuro. É uma oportunidade única de crescer, inovar e se conectar com o que há de mais atual no mundo da robótica”, destaca o professor Alan Raiol, técnico da equipe Robobusters.

Para a estudante Clara Barreto, de 15 anos, a robótica é mais do que uma atividade extracurricular, é uma ponte para o futuro. “Comecei na robótica em 2022, e desde então, essa experiência tem transformado minha vida. Representar o Pará em uma competição internacional é algo que nunca imaginei viver tão cedo. Aqui, aprendi a trabalhar em equipe, me comunicar melhor e usar a criatividade para resolver problemas reais. Tudo isso me prepara para o mercado de trabalho e para os desafios da vida. A robótica me ensinou que, com persistência e colaboração, posso ir muito além”, comentou.

A participação na RoboCup também é reflexo dos investimentos feitos pelo SESI Pará em inovação, cultura maker e educação tecnológica. Para a gerente executiva de Educação do SESI Pará, Márcia Arguelles, a presença dos alunos no campeonato internacional reforça o papel transformador da educação e do empenho da educação do SESI Pará. “Essa conquista mostra que, quando oferecemos oportunidades e estimulamos o protagonismo dos nossos alunos, os resultados aparecem. A robótica é uma ferramenta poderosa de aprendizado, que desenvolve habilidades técnicas e socioemocionais. Estamos muito orgulhosos de ver esses jovens representando o nosso estado e o Brasil com tanto talento e dedicação”, disse.

A equipe permanece nos Estados Unidos até o fim da competição, com atualizações sendo compartilhadas pelos perfis oficiais do SESI Pará nas redes sociais.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário