Alunos do curso de agronomia realizaram ações técnicas como a enxertia de mudas de cacau
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural (Sempror), firmou parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), investindo no fortalecimento da cadeia produtiva do cacau por meio de ações técnicas como a enxertia de mudas.
Na tarde desta terça-feira (29), alunos do curso de agronomia participaram de uma ação no Centro Tecnológico da Agricultura Familiar (CETAF), localizado no km 23 às margens da rodovia PA-160, entre os municípios de Parauapebas e Canãa dos Carajás. “Pra nós é uma importância muito grande porque a gente traz pra dentro do CETAF, que é um centro de tecnologia, a gente traz o conhecimento. A gente está trazendo dois professores da UFRA e vários alunos que já têm no seu currículo uma carga de conhecimento grande que vem aqui juntar o conhecimento com os nossos técnicos. Isso tudo em prol do nosso produtor, que merece ter conhecimento para produzir e ter uma qualidade de vida melhor através de uma produção de alta qualidade”, afirma Genésio Filho, secretário de Produção Rural.
A iniciativa visa garantir maior produtividade, resistência a pragas e qualidade dos frutos, beneficiando diretamente os agricultores locais. A programação contou com a presença do prefeito Aurélio Goiano e a parceria entre o governo municipal com a universidade, representa um avanço importante para o setor agrícola, aliando ciência, tecnologia e compromisso com o campo.
Durante a visita ao CETAF, o prefeito Aurélio Goiano destacou o fortalecimento da cultura do cacau como uma aposta promissora para o futuro econômico de Parauapebas. Ao lado de alunos do curso de agronomia, o gestor enfatizou o papel da educação técnica e das parcerias institucionais no avanço do agronegócio local.
“Eu sou muito empolgado e apaixonado por isso aqui”, afirmou o prefeito, segurando em mãos uma muda de cacau seminal. A fala emocionada refletiu o entusiasmo com o crescimento dessa cadeia produtiva que, segundo ele, pode transformar a realidade econômica da região. “Hoje, uma saca de cacau pode chegar a R$ 3.400. É um mercado em plena expansão, e precisamos preparar nossos jovens e produtores para isso”, completou.
A enxertia é uma técnica que permite o desenvolvimento de plantas mais adaptadas e produtivas. Com o apoio da UFRA, os agricultores receberão capacitação e mudas melhoradas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e o crescimento econômico do município com a Sempror tendo como objetivo de transferir conhecimento através de assistência técnica.
“Nós estamos tendo aqui a visita dos alunos da UFRA. Eles vieram conhecer aqui as unidades demonstrativas e também eles foram convidados para aprender sobre o processo de clonagem do cacau. Nós vamos aqui dar o curso para os funcionários do CETAF e também para esses alunos estarem acompanhando e aprendendo como funciona esse processo de clonagem através da enxertia”, disse Rafael Freire, agrícola e engenheiro agrônomo.
A enxertia é uma técnica que permite o desenvolvimento de plantas mais adaptadas e produtivas. Com o apoio da UFRA, os agricultores receberão capacitação e mudas melhoradas, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar e o crescimento econômico do município.
A parceria com a Universidade tem proporcionado aos alunos de agronomia vivências práticas que elevam o conhecimento técnico ao mais alto nível. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer de perto as técnicas de clonagem e manejo da planta, discutindo sobre as potencialidades do cultivo do cacau na região.
O prefeito ressaltou sua experiência em outras regiões produtoras, como Rondônia e Medicilândia, e reiterou sua convicção sobre a importância do investimento nessa cultura. “Desde o primeiro dia como prefeito, escolhi batalhar por algo que mudasse o rumo da nossa matriz econômica. E o cacau é essa aposta. Ele pode trazer estabilidade, renda e transformar Parauapebas em uma potência agrícola”, finaliza Aurélio.