A Prefeitura de Parauapebas divulgou, na tarde desta quinta-feira (15), uma nota oficial de repúdio em resposta à atitude considerada desrespeitosa e hostil de um representante da área jurídica da Vale S/A contra o chefe do Poder Executivo municipal.
Segundo a manifestação pública, a conduta foi classificada como “inadmissível”, principalmente por se tratar de um agente institucional de uma das maiores mineradoras do país, cuja atuação em Parauapebas está diretamente ligada à exploração de recursos naturais, ao uso da infraestrutura da cidade e à força de trabalho da população local.
Relação entre instituições em pauta
No texto, a Prefeitura enfatiza que o respeito entre instituições é um princípio fundamental da democracia e destacou que nenhuma autoridade pública, especialmente o prefeito, pode ser tratada com desdém, arrogância ou agressividade.
A gestão municipal cobrou uma retratação formal e imediata por parte da Vale S/A e pediu que a empresa adote medidas internas para evitar que situações semelhantes voltem a ocorrer.
Defesa da autonomia e da dignidade institucional
O prefeito Aurélio Goiano, que assina a nota, reafirmou o compromisso da Prefeitura de Parauapebas com a defesa da honra, dignidade e autonomia das instituições públicas locais, reforçando que o respeito mútuo deve ser a base das relações entre o setor público e a iniciativa privada.
Até o momento, a Vale S/A não se pronunciou oficialmente sobre o caso e a Prefeitura de Parauapebas não deu mais detalhes da conduta do representante da mineradora. Vamos aguardar os “próximos capítulos”.