Empresa se retrata por atitude de representante jurídico contra o prefeito de Parauapebas e agenda nova reunião para fortalecer parcerias
Na noite da última quinta-feira (15), a Prefeitura de Parauapebas publicou uma nota de repúdio contra a mineradora Vale S/A, após uma atitude considerada “desrespeitosa e hostil” por parte de um representante jurídico da empresa durante audiência no Ministério Público Federal, no dia 13 de maio.
A manifestação pública, assinada pelo prefeito Aurélio Goiano, criticava a postura do agente da empresa e exigia uma retratação formal, destacando que o respeito entre instituições é fundamental para a democracia e a convivência civilizada. “Nenhum agente público — sobretudo o prefeito de um município com a importância de Parauapebas — pode ser alvo de desdém, arrogância ou agressividade, muito menos por parte de uma empresa que possui relevantes responsabilidades sociais, econômicas e ambientais com a nossa cidade”, dizia trecho da nota da Prefeitura.
Vale responde com pedido de desculpas
Já na sexta-feira (16), a Vale encaminhou uma nota oficial à Prefeitura de Parauapebas, assinada por três diretores da empresa, lamentando o ocorrido e reforçando seu compromisso com o diálogo e o respeito institucional. A empresa informou que o episódio será apurado internamente e reconheceu a necessidade de manter relações respeitosas com a gestão municipal.
“A Vale se desculpa perante todos aqueles que se sentiram ofendidos, especialmente o prefeito Aurélio Goiano. […] Reiteramos nosso apreço pessoal e institucional pelo prefeito e pela parceria com a comunidade de Parauapebas”, afirma a carta.
Gestão municipal mantém compromisso com diálogo
Após a resposta da mineradora, o prefeito Aurélio Goiano divulgou uma nova nota, na qual afirmou compreender que a conduta do representante da Vale foi uma atitude isolada e reafirmou a disposição da Prefeitura em manter relações saudáveis com a empresa.
O prefeito também confirmou a realização de uma reunião entre a gestão municipal e a Vale, agendada para o próximo dia 28 de maio, com o objetivo de tratar de novas parcerias que ampliem ações estruturantes para a cidade.
“O gestor continuará mantendo um relacionamento sadio e respeitoso com a empresa e em benefício da comunidade”, finalizou o comunicado.