Dez novos caminhões entram em operação e otimização do serviço segue dividida em 38 setores pela cidade
A coleta de lixo domiciliar em Parauapebas ganhou reforço no último sábado (24), com a entrada em operação de dez novos caminhões basculantes. A medida é parte de um esforço contínuo da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semurb), para tornar o serviço mais eficiente, ágil e seguro para trabalhadores e moradores.
De acordo com Fernando Napoleão Silva Noronha, responsável técnico pelo setor de coleta da Semurb, o trabalho segue um planejamento detalhado. Atualmente, a cidade é dividida em 38 setores de coleta, que são atendidos conforme cronograma rotativo:
- 10 setores recebem atendimento em dias ímpares, durante o dia;
- 10 setores, em dias pares, também durante o dia;
- Os 18 setores restantes são atendidos à noite, sendo que cinco deles têm coleta diária e os demais em dias alternados.
Além da coleta residencial, o serviço também contempla a retirada de resíduos em praças, feiras, escolas, hospitais e mercados, garantindo limpeza e bem-estar em pontos estratégicos da cidade.
Conscientização e segurança para todos
O bom funcionamento do serviço depende, também, do envolvimento da população. É por isso que a Semurb vem investindo em ações de educação urbana, como explica Daniel Paixão Barros, coordenador do setor. “Com a chegada da nova frota, é fundamental que a população colabore respeitando os dias da coleta em seus bairros e acondicionando corretamente os resíduos. Isso evita acidentes com os coletores e mantém as ruas limpas”, pontuou.
Melhor estrutura, mais agilidade
Para quem está nas ruas todos os dias garantindo que a cidade fique limpa, os novos veículos representam um salto de qualidade. Adail Garreto Rodrigues Franco, motorista da nova frota, destacou as vantagens da renovação dos equipamentos. “É um equipamento novo, moderno. Com ele, ganhamos tempo e praticidade em todas as etapas — do carregamento até o descarte no aterro sanitário. Isso valoriza nosso trabalho e melhora o serviço para todos”, comentou.
Ele também reforçou o papel da população nesse processo: “Temos um projeto de educação ambiental sendo colocado em prática, e a participação das pessoas é essencial. Descartar o lixo corretamente facilita tudo”.
A iniciativa da prefeitura reforça o compromisso da atual gestão com a limpeza urbana, a valorização dos trabalhadores do setor e o desenvolvimento sustentável de Parauapebas.