Pesquisar
Close this search box.

Prosap participa de evento do BID e traz novos aprendizados para fortalecer obras em Parauapebas

Equipe técnica destaca importância da troca de experiências e boas práticas para aprimorar projetos de saneamento e meio ambiente no município

Técnicos do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) representaram o município em um dos principais encontros promovidos pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID): o Dia das Operações 2025, realizado recentemente.

O evento, que neste ano trouxe o lema “Gestão para Resultados – Ferramentas para Transformar Projetos em Impacto”, tem como objetivo incentivar o intercâmbio de experiências entre gestores de diferentes cidades, refletir sobre os principais desafios enfrentados na execução de projetos financiados e buscar soluções inovadoras e transversais.

Parauapebas foi representada pelo coordenador da Unidade Executora do Prosap (UEP), Thiago Batista, pelo fiscal de obras Daniel Magalhães, pela subcoordenadora de Ações Sociais Eulalia Almeida e pela subcoordenadora de Ações Ambientais Alessandra Martins.

Aprendizados para Parauapebas
De acordo com o coordenador Thiago Batista, a participação foi fundamental para o aprimoramento das atividades locais. “O Dia de Operações 2025 foi enriquecedor para a nossa equipe, já que nos proporcionou a troca de experiências com os mais diversos projetos também financiados pelo BID em outras cidades do país. Trouxemos na bagagem aprendizados que vão dar ainda mais qualidade para as nossas obras e execuções”, afirmou.

Na mesma linha, Alessandra Martins ressaltou o caráter transformador do encontro: “Tivemos a rica oportunidade de trocar experiências com outros municípios, conhecer diferentes realidades e compartilhar boas práticas. Foi uma chance valiosa de aprendizado que fortalece nossas capacidades técnicas e amplia a nossa visão sobre os desafios e soluções da gestão pública”.

Já para Eulalia Almeida, a diversidade de temas discutidos agregou muito à equipe local: “Dentre os vários temas abordados durante o evento, destaco a troca de conhecimentos com foco nas melhores práticas, que foi uma espécie de intercâmbio entre as unidades executoras de diferentes projetos desenvolvidos pelo Brasil afora. Discutiu-se muito como identificar produtos críticos, alinhar indicadores, metas, gestão de mecanismo de queixas e reclamações e, ainda, avaliar os riscos durante todo o processo do projeto”.

Parauapebas em destaque
Com a presença no evento, a equipe do Prosap reforça o compromisso em aplicar em Parauapebas as metodologias e experiências exitosas conhecidas em outros municípios. O objetivo é garantir que os investimentos no saneamento e na recuperação ambiental da cidade sejam cada vez mais eficientes, sustentáveis e alinhados às melhores práticas de gestão.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário