Proposta do vereador Zé da Lata busca garantir mais acessibilidade e segurança no trânsito para pessoas com deficiência visual
Durante a sessão ordinária realizada nesta terça-feira (19), a Câmara Municipal de Parauapebas aprovou a Indicação nº 475/2025, de autoria do vereador Zé da Lata (Avante), que solicita ao Poder Executivo a implantação de semáforos sonoros em pontos estratégicos da cidade. A proposta tem como objetivo ampliar a segurança e a acessibilidade de pessoas com deficiência visual no trânsito do município.
Justificativa da proposta
De acordo com o vereador, o aumento do fluxo de veículos e de acidentes nas vias urbanas de Parauapebas representa riscos ainda maiores para quem tem deficiência visual. Semáforos sonoros, que emitem sinais auditivos para indicar o momento seguro de atravessar, seriam uma solução prática e eficaz para reduzir esses riscos.
“Nosso município precisa avançar em inclusão e segurança no trânsito. A instalação desses equipamentos é um passo essencial para garantir que todos os cidadãos, inclusive aqueles com deficiência visual, possam se locomover com dignidade e segurança”, destacou Zé da Lata.
A proposta também tem respaldo na Resolução nº 704/2017 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que recomenda a adoção desse tipo de tecnologia em todo o país como medida de acessibilidade e proteção à vida.
Importância para a inclusão social
Na avaliação do parlamentar, além de prevenir acidentes, a iniciativa reforça o compromisso da cidade com a diversidade, inclusão social e respeito aos direitos das pessoas com deficiência. “Trata-se de uma ação simples, mas que pode salvar vidas e transformar a mobilidade urbana em Parauapebas”, reforçou o vereador.
Próximos passos
Com a aprovação da indicação, o documento será encaminhado ao prefeito Aurélio Goiano e à Secretaria Municipal de Segurança e Defesa do Cidadão (Semsi), comandada por Hipólito Gomes, para análise de viabilidade técnica e orçamentária. Caso seja implementada, a medida deverá contemplar áreas de maior circulação de pedestres e pontos críticos de travessia.