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MARABÁ: Semed realiza capacitação para mais de 900 estagiários que acompanham alunos com deficiência

Formação reúne equipe multiprofissional e reforça importância da inclusão nas escolas

Na manhã da última quinta-feira (21), o Teatro Municipal Eduardo Abdelnor recebeu uma programação especial voltada à capacitação de mais de 900 estagiários da rede municipal de ensino, responsáveis por acompanhar estudantes com deficiência física, intelectual, transtornos do desenvolvimento e condições como o Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A ação foi promovida pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e faz parte de um calendário bimestral de formações. O treinamento foi conduzido por uma equipe multiprofissional formada por psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, psicopedagogos e terapeutas ocupacionais, que abordaram temas fundamentais para a atuação dos estagiários no dia a dia escolar.

Formação contínua

Segundo a coordenadora do Departamento, Thaís Mendes, o objetivo é garantir que os estagiários tenham acesso a conhecimentos específicos que os ajudem a lidar com a diversidade em sala de aula.
“Eles precisam estar preparados para auxiliar o professor da classe comum no manejo com alunos que apresentam deficiências físicas, intelectuais ou transtornos como o autismo. Por isso, abordamos desde aspectos pedagógicos até a forma correta de oferecer suporte, sempre respeitando a especificidade de cada estudante”, destacou.

Todos os estagiários são universitários em cursos de licenciatura cadastrados no Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), que faz o recrutamento e encaminhamento. A Semed, por sua vez, garante acompanhamento e capacitações periódicas.

Inclusão e cidadania

Entre os palestrantes esteve a assistente social Patrícia Brito, que abordou a Lei de Inclusão e o papel social da escola. “É preciso que o estagiário entenda o aluno como sujeito integral. Ele não vive apenas na sala de aula, mas também em família e nos espaços públicos. Esse olhar mais amplo garante um trabalho mais leve e eficaz, capaz de reduzir os desafios diários”, afirmou.

Já o terapeuta ocupacional Rodrigo Gentil tratou da importância da acessibilidade e mobilidade no ambiente escolar. “Nós trabalhamos com adaptações de materiais, estratégias sensoriais e adequações que permitem ao aluno exercer plenamente seu direito de aprender”, explicou.

Experiência em prática

A estagiária de Pedagogia Pâmela Sousa, que atua no Espaço de Acolhimento Provisório (EAP), destacou os ganhos que tem obtido ao participar das formações.
“Essa já é minha terceira capacitação e sempre aprendo algo novo. A gente passa a olhar para a criança com mais cuidado e atenção, entendendo que tanto alunos típicos quanto atípicos precisam desse acompanhamento para se desenvolver melhor”, disse.

Compromisso com a educação inclusiva

A realização no Teatro Municipal foi necessária devido ao grande número de participantes, evidenciando o compromisso da gestão municipal em promover uma educação inclusiva e de qualidade, que assegure o direito de todos os alunos, sem distinção, a um processo de aprendizagem mais humano e acessível.

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