Pesquisar
Close this search box.

Nos Trilhos do Teatro encerra circulação em Parauapebas com espetáculo gratuito e oficinas

O projeto “Nos Trilhos do Teatro” encerra sua circulação com uma apresentação especial em Parauapebas (PA) — cidade onde o projeto nasceu. A programação celebra o fechamento do circuito que percorreu quatro municípios da Amazônia Legal e reafirma o compromisso com a democratização do acesso à cultura na região.

O espetáculo infantil “O Coelhinho Pitomba”, de Milton Luiz, será apresentado gratuitamente no dia 18 de outubro, às 20h, na Praça da Popular 1. A peça aborda, de forma lúdica e sensível, temas como preservação da natureza, crise hídrica e a força da amizade, dialogando com crianças e adultos e fortalecendo o papel do teatro como espaço de educação e transformação social.

“Encerrar esse ciclo em Parauapebas é significativo para toda a equipe — aqui tudo começou. As oficinas são parte fundamental do projeto: além de levar o espetáculo à praça, queremos plantar sementes de criação e formação artística na comunidade”, afirma Tonico Ferreira, diretor da Cia. de Teatro Maria Clara Machado.

Sobre o projeto – Realizado pelo Instituto Cultural Terra Fértil e pelo Ministério da Cultura, com patrocínio master do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o projeto passou por São Pedro da Água Branca e Açailândia (MA), e por Canaã dos Carajás (PA), antes de retornar a Parauapebas para o encerramento. A iniciativa integra apresentações em espaços públicos e formações.

Oficina educativa – Na semana anterior à apresentação, Parauapebas receberá a oficina “Vida e Expressão”, ministrada por Tonico Ferreira — ator, diretor e produtor cultural com mais de 35 anos de atuação na região Norte. A atividade ocorre de 13 a 17 de outubro, às 19h30, no CDC – Centro de Desenvolvimento Cultural, e é gratuitas, aberta ao público a partir de 16 anos, sem exigência de experiência prévia.

A oficina propõe vivências de expressão corporal, improvisação e técnicas básicas de linguagem cênica, com foco na experimentação e na ampliação das possibilidades de criação dos participantes.
Dia Verde – Como parte das atividades do projeto, também são realizadas, em todas as cidades contempladas, ações voltadas para a conscientização e cuidado com o meio ambiente, com o plantio de mudas nativas. Em Parauapebas, essa ação será realizada no dia 16 de outubro, às 8h, na E.M.E.I Ruth Rocha
A iniciativa conta com a parceria de escolas, que mobilizam as crianças para o plantio. A proposta é estimular a participação cidadã e fortalecer a conexão entre cultura, educação e responsabilidade socioambiental.

Sobre o Instituto Cultural Vale
O Instituto Cultural Vale acredita que a cultura transforma vidas. Por isso, patrocina e fomenta projetos em parcerias que promovem conexões entre pessoas, iniciativas e territórios. Seu compromisso é contribuir com uma cultura cada vez mais acessível e plural, ao mesmo tempo em que atua para o fortalecimento da economia criativa. Desde a sua criação, em 2020, o Instituto Cultural Vale já esteve ao lado de mais de mil projetos em 24 estados e no Distrito Federal, contemplando as cinco regiões do país. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está.

Serviço

Oficina “Vida e Expressão” – Parauapebas (PA)
Data: 13 a 17 de outubro
Horário: 19h30
Local: CDC – Centro de Desenvolvimento Cultural
Público: a partir de 16 anos
Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf39jYeqmTa6ZuSR_HPNgghMxP7Bcyq5YwBRUBqF5TwVC7v3g/viewform

Dia Verde
16 de outubro
Horário: 8h
Local: E.M.E.I Ruth Rocha

Espetáculo infantil “O Coelhinho Pitomba” – Encerramento
Data: 18 de outubro
Horário: 20h
Local: Praça da Popular 1 – Parauapebas (PA)
Entrada gratuita

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário