Pesquisar
Close this search box.

Vale investiga incidente entre caminhão fora de estrada e caminhonete em área da Mina de Carajás

Ocorrência registrada na tarde de segunda-feira (3) não deixou feridos; empresa afirma que o veículo estava sob operação manual no momento do impacto

Na tarde desta segunda-feira (3), um incidente envolvendo um caminhão fora de estrada e uma caminhonete foi registrado na Mina de Carajás, localizada na área operacional da Vale, no município de Parauapebas.

Segundo informações apuradas pelo Portal Pebinha de Açúcar, o episódio ocorreu por volta das 16h20, na praça 2006 da Mina Autônoma, quando um caminhão fora de estrada modelo 5210 colidiu com uma caminhonete CF-01, que estava estacionada próxima à escavadeira no acesso de saída da área de carregamento.

De acordo com o informe interno do Corredor Norte, em que a reportagem teve acesso, o veículo estaria em modo autônomo, mas apresentou uma interferência ao tentar deixar a praça da escavadeira. O operador de apoio, ao assumir manualmente o controle do caminhão, acabou atingindo a caminhonete parada. Não havia ocupantes dentro da caminhonete no momento do impacto.

Versão oficial da empresa

Procurada pela equipe de reportagem do Portal Pebinha de Açúcar, a Vale confirmou o incidente, mas destacou que o caminhão não estava em modo autônomo no momento da colisão.

“A Vale informa que não houve vítima, somente dano material, na ocorrência envolvendo caminhão fora de estrada tripulado (operado por operador) na mina de Carajás, dia 3 de novembro. A causa do incidente está sendo investigada”, afirmou a empresa em nota oficial.

Após o ocorrido, foi realizada uma parada geral de segurança para as equipes de operação, com o objetivo de revisar procedimentos e reforçar protocolos de segurança.

Segurança em análise

O informe técnico classifica o evento como uma ocorrência controlada, com segurança real em análise e segurança potencial significativa. As equipes de segurança e engenharia da Vale permanecem investigando as causas e possíveis falhas operacionais, para evitar que incidentes semelhantes voltem a ocorrer.

O Portal Pebinha de Açúcar acompanha o caso e manterá seus leitores informados sobre as conclusões do relatório interno e as medidas preventivas adotadas pela mineradora.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário