Município apresenta, nesta segunda (10), o debate “Parauapebas Sustentável 2030: Do Subsolo ao Futuro Verde”, no Pavilhão Pará, na Green Zone

Parauapebas marcará presença na abertura da programação da COP30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que acontece em Belém. Nesta segunda-feira, 10 de novembro, o município apresenta o painel “Parauapebas Sustentável 2030: Do Subsolo ao Futuro Verde”, às 16h30, na Sala Seringueira, localizada no Pavilhão Pará, dentro da Green Zone (Zona Verde).
O espaço reúne governos, entidades, movimentos sociais e projetos que dialogam com soluções sustentáveis para o futuro da Amazônia.
Participam do painel:
- Dr. Wendelo Silva Costa — Analista Ambiental, IBAMA
- Dra. Francilma Dutra — Servidora da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)
- Ana Paula Ferreira Nascimento — Presidente da Cooperativa de Extrativistas de Carajás (COEX Carajás)
- José de Moura Júnior — Fundador da VIRTU GNL e Conselheiro da GNL Brasil

Amazônia viva e economia sustentável
Com mais de 70% do território localizado dentro da Floresta Nacional de Carajás, Parauapebas atua no fortalecimento de políticas públicas que conciliam:
- Mineração responsável
- Proteção da biodiversidade
- Transição energética
- Geração de renda por meio da bioeconomia
- Turismo ecológico
- Valorização das comunidades tradicionais e povos indígenas
A participação na COP30 reforça a estratégia do município de diversificação econômica, mirando um modelo de desenvolvimento que:
Preserva a floresta, valoriza seus povos e constrói oportunidades para o futuro.
O que representa este momento
O painel é uma oportunidade histórica de apresentar ao mundo ações e projetos que já estão em andamento no território, além de fortalecer articulações e parcerias com outros municípios e instituições.
Parauapebas segue com programação na COP30 até o dia 21 de novembro, incluindo agenda institucional e estande temático na segunda semana do evento.























