Dia D impulsionou imunização e UVZ mantém portas abertas para tutores que buscam proteger seus pets

O Dia D da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2025, realizado no último sábado (22), intensificou os esforços da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) de Parauapebas para garantir a imunização de cães e gatos no município. A ação, parte da estratégia para alcançar a meta anual de mais de 19 mil animais vacinados e superar os 85% de cobertura recomendados, reforçou a importância da prevenção contra a raiva, uma doença com alta letalidade.
A adesão dos tutores foi notável no Dia D. Marcos Andrade, eletricista, levou sua cadela Suzy e ressaltou a responsabilidade e o carinho em manter seus quatro cachorros protegidos. “Quando tem vacinação, a gente sempre traz. Cuidar deles é uma responsabilidade e um ato de carinho”, afirmou. A dona de casa Sandra da Silva, tutora de três cães e uma gata, também demonstrou seu compromisso: “Não é porque é bichinho que a gente tem que descuidar. Eu sempre trago. A gente tem que cuidar, vacinar. É muito importante para a saúde deles”.

Antônio Dias, agente de combate às endemias, enfatiza que a campanha não se encerrou com o Dia D. “A raiva é uma doença quase cem por cento letal. Por isso, é fundamental que os tutores tragam seus animais. Quem não pôde vir hoje pode procurar a UVZ na Cidade Nova, onde temos doses disponíveis e equipe para atender”, explicou Dias. A vacina antirrábica permanece disponível para cães e gatos a partir dos três meses de idade.
Para 2025, a meta de vacinação em Parauapebas é ambiciosa, buscando imunizar 12.006 cães e 7.045 gatos, abrangendo tanto áreas urbanas quanto rurais, e, assim, garantir um controle eficaz da doença.
Os tutores que não puderam comparecer ao Dia D podem procurar o serviço de vacinação ao longo da semana na UVZ, localizada na Rua D, n° 306, Bairro Cidade Nova. A proteção dos animais é um dever de todos e um passo crucial para a saúde pública.
























