Operação da Polícia Militar desmantelou esquema que agia no Polo Moveleiro e recuperou 16 pneus com rodas subtraídos de veículos; vítimas reconheceram o material em borracharia e sucata

A Polícia Militar (PM) de Parauapebas, através do 23º Batalhão, realizou uma grande operação nesta terça-feira (26) que resultou na prisão de três homens por furto, receptação e formação de quadrilha. A ação conseguiu recuperar um total de 16 pneus, a maioria com rodas, subtraídos de caminhões na cidade.
O caso começou no final da tarde, por volta das 18h00, no Bairro Polo Moveleiro. Durante o policiamento ostensivo, a guarnição visualizou um veículo Fiat Strada, de cor prata, com características semelhantes a um automóvel já sinalizado como utilizado em furtos de pneus de caminhões na região.
Perseguição e descoberta
Ao se aproximar do local onde o veículo estava estacionado, um dos suspeitos, identificado pelas iniciais D. S. E. S., tentou fugir pelos fundos do imóvel, mas foi alcançado e detido pela equipe policial.
Ao ser questionado, D. S. E. S. confessou a prática de diversos furtos, alegando dificuldades financeiras e débitos com agiotas – ele chegou a mencionar ter sido preso e processado por tentativa de feminicídio no passado. O acusado indicou os locais onde havia vendido os pneus roubados.
Recuperação do material em borracharia e sucata
A partir da confissão, a PM iniciou a diligência para recuperar o material.
Primeiro Ponto (Borraçaria Santa Rita, Cidade Jardim): A equipe se deslocou até a borracharia e conseguiu apreender dois pneus com rodas. No local, foi identificado o indivíduo de iniciais B. S. S., que foi detido por receptação.
Segundo Ponto (Sucatão VS-10, Nova Vitória): Em seguida, D. S. E. S. levou a guarnição até um sucateiro, onde afirmou ter vendido o restante dos pneus. O proprietário do local, identificado pelas iniciais F. N. A., confessou ter comprado diversos pneus do primeiro acusado ao longo de vários dias e foi detido.
No sucateiro, a Polícia Militar recuperou 15 pneus e aros. Durante a ação, diversas vítimas compareceram ao local e puderam reconhecer, de forma irrefutável, os pneus que haviam sido furtados de seus caminhões. Entre o material recuperado havia pneus das marcas Argantis, Fate, Goodyear, Continental, Dunlop, além de diversos aros.
A PM ressalta que um dos pneus reconhecidos foi encontrado inclusive no caminhão Mercedes-Benz que pertencia a F. N. A., usado para transporte de sucata.
Os três acusados — D. S. E. S., B. S. S. e F. N. A. — foram conduzidos, juntamente com todo o material recuperado, para a 20ª Seccional de Polícia Civil, onde foram autuados por furto, receptação e formação de quadrilha, ficando à disposição da Justiça. A ação demonstra o empenho da Polícia Militar no combate ao crime organizado em Parauapebas.






















