Em incursão tática, Polícia Militar apreendeu mais de 1 kg de entorpecentes, revólver e arma caseira marcada com sigla de facção criminosa no Bairro Nova Vida

Uma operação da Polícia Militar (PM) resultou em um confronto intenso e na morte de um indivíduo na tarde desta quinta-feira (27), em uma área de mata conhecida como “Bananal”, às margens do Rio Parauapebas, no Bairro Nova Vida. A ação policial, que ocorreu por volta do meio-dia, desmantelou um ponto de tráfico e culminou na apreensão de grande quantidade de drogas e armamentos.
A guarnição da PM foi acionada por um morador que relatou ter ouvido disparos de arma de fogo na região. Com o auxílio do cidadão, a equipe realizou uma incursão tática a pé de cerca de duzentos metros em meio à mata fechada.

Tiroteio e resgate de difícil acesso
Ao se aproximarem do local, os policiais ouviram vozes de cerca de quatro indivíduos. Percebendo a aproximação dos agentes, os suspeitos imediatamente sacaram armas de fogo e abriram fogo contra a guarnição. Agindo em legítima defesa, os policiais revidaram a injusta agressão.
Após o cessar-fogo e a fuga dos demais indivíduos, a equipe progrediu até o local, um descampado na beira do rio, onde encontrou um indivíduo alvejado. O homem, que não portava documentos de identificação, ainda apresentava sinais vitais e empunhava um revólver calibre .32.
Devido ao difícil acesso, o resgate foi realizado de forma emergencial, com a vítima sendo transportada por canoa até as proximidades da viatura. O homem foi encaminhado ao Hospital Municipal de Parauapebas (HMP), mas teve o óbito atestado pelo médico plantonista.
Armas e drogas do “Comando Vermelho” apreendidos
A busca no local do confronto revelou um vasto material de tráfico, incluindo entorpecentes e armamento. Entre o material apreendido, destaca-se:
- 1,004 kg (mais de um quilo) de maconha em barras prensadas.
- Porções fracionadas de maconha, totalizando 68 gramas.
- 22 papelotes de crack (aproximadamente 12 gramas).
- 19 papelotes de cocaína (aproximadamente 13 gramas).
- Um revólver calibre .32 (com quatro munições deflagradas).
- Uma arma de fabricação caseira calibre 28mm, que apresentava a sigla “CV” (Comando Vermelho) gravada na coronha, além de seis munições intactas.
- Quatro balanças de precisão (duas pequenas e duas médias) e aparelhos celulares.
Segunda prisão por tentativa de compra
Ao retornarem para a viatura com o material apreendido, os policiais abordaram outro indivíduo, identificado pelas iniciais A. R. L., que confessou estar se dirigindo ao local para comprar entorpecentes.
Todos os objetos apreendidos, incluindo as armas, as drogas e o segundo envolvido foram conduzidos e apresentados na Delegacia de Polícia Civil para a conclusão dos procedimentos cabíveis. A ação reforça o combate incessante do 23º BPM contra o crime organizado e o tráfico de drogas na região.






















