Pesquisar
Close this search box.

Ex-líder do Comando Vermelho em Parauapebas é preso em megaoperação da Polícia Civil

Matheus Garcia Silva, apontado como antiga liderança da facção na cidade, foi capturado em cumprimento de mandado expedido pela Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém

A Polícia Civil do Estado do Pará deflagrou, na manhã desta quinta-feira, 4 de dezembro de 2025, mais uma fase da Operação Ponto Crítico IV, voltada para o combate intensivo à criminalidade organizada. A ação resultou na prisão de uma figura de alta relevância no cenário criminal de Parauapebas.

O alvo capturado é Matheus Garcia Silva, que foi identificado pela Polícia Civil como o ex-líder da facção criminosa Comando Vermelho (CV) no município.

Prisão por organização criminosa
Matheus Garcia Silva foi preso em Parauapebas em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Combate ao Crime Organizado de Belém, pertencente ao Tribunal de Justiça do Pará (TJPA). Ele é investigado pela prática do crime de integrar organização criminosa, conforme previsto na Lei nº 12.850/2013.

A operação de captura foi realizada por equipes da Superintendência Regional de Carajás (16ª RISP), que contaram com o apoio da Delegacia de Homicídios de Parauapebas e da Direção da 20ª Seccional Urbana.

A Operação Ponto Crítico IV concentra esforços na desarticulação de grupos envolvidos em crimes de alto impacto, como homicídios, tráfico de drogas e organização criminosa, afetando diretamente a segurança pública. A ação policial aconteceu em 45 cidades com o apoio operacional dos Núcleos de Apoio à Investigação (NAI), vinculados ao Núcleo de Inteligência Policial (NIP), e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais, resultando no cumprimento de 100 mandados de prisão.

Após a prisão, Matheus Garcia Silva foi imediatamente conduzido à unidade policial, onde foram realizados todos os procedimentos legais cabíveis.

A Polícia Civil do Pará reforça o compromisso da instituição com a redução dos índices de criminalidade e a garantia da ordem pública e da proteção da sociedade paraense.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário