Em uma medida voltada para a valorização do funcionalismo público e o respeito à isonomia entre as categorias, a Prefeitura de Parauapebas anuncia que, a partir de janeiro de 2026, todos os servidores municipais passarão a receber seus salários em uma data única, respeitando o prazo do quinto dia útil de cada mês.

Fim da espera para a educação
Tradicionalmente, os profissionais da Educação em Parauapebas enfrentavam um calendário diferenciado, com os salários sendo creditados dias após os demais servidores. Essa defasagem ocorria devido à dependência cronológica dos repasses do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Sensível a essa disparidade, o prefeito Aurélio Goiano determinou que a gestão financeira do município fosse reorganizada para garantir que o pagamento de todos os servidores ocorra de forma simultânea a partir de 2026.
Compromisso com o servidor
O prefeito ressaltou que a medida visa corrigir uma situação que causava desconforto e sentimento de desigualdade dentro da administração municipal. “Sempre me incomodou anunciar que o salário estava na conta e saber que os nossos guerreiros da Educação ainda precisariam esperar alguns dias por conta de trâmites do Fundeb. A partir de 2026, isso acaba. Somos uma só prefeitura e todos os nossos servidores merecem o mesmo tratamento e a mesma pontualidade para honrar seus compromissos e planejar suas vidas”, afirmou o prefeito Aurélio Goiano.
Planejamento e organização
A unificação do calendário de pagamentos é fruto de um rigoroso planejamento entre as secretarias de Fazenda, Educação e Administração. Com a nova logística financeira, a prefeitura assegura o fluxo de caixa necessário para realizar o depósito integral da folha de pagamento de forma unificada, independentemente da data de entrada dos repasses federais específicos.
A Prefeitura de Parauapebas reafirma seu compromisso com a transparência e com a valorização de quem faz a cidade avançar todos os dias.























