A renovação das matrículas dos estudantes da rede municipal de Ensino de Parauapebas teve início ontem (15), e segue até o dia 17 deste mês, com retomada depois do recesso, dia 4 de janeiro de 2022, com término dia 9 do respectivo mês.
Depois deste período, as escolas farão o levantamento do número de vagas disponíveis para alunos novatos, sendo que as matrículas para o ensino fundamental (6º ao 9º ano) ocorrerá de 12 a 14 de janeiro.
Já para os alunos da educação infantil (com idades de 1 a 5 anos), as matrículas da pré-escola (crianças de 4 e 5 anos) e inscrições para as creches (crianças de 1 a 3 anos), ocorrem de 10 a 14 de janeiro. Sendo que de 17 a 21 será feita a triagem dos alunos que pleiteiam vaga nas creches, com confirmação das matrículas dos aptos de 24 a 28 de janeiro.
As aulas dos estudantes do ensino fundamental, educação infantil (pré-escola: crianças de 4 e 5 anos) e Educação de Jovens e Adultos (EJA) terão início dia 25 de janeiro de 2022. Já as aulas das crianças com idade de creche (1 a 3 anos) serão iniciadas dia 2 de fevereiro.
Os pais ou responsáveis que desejam efetuar a matrícula dos estudantes, devem comparecer à unidade educacional de sua preferência. A orientação da Secretaria Municipal de Educação (Semed) é para que as escolas deem preferência àqueles estudantes que residem no bairro ou na região onde a instituição educacional está situada.
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA MATRÍCULA
Para a matrícula são necessárias as cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade, CPF, carteira de vacinação (para alunos da educação infantil), comprovante residência, 2 fotos 3×4, cartão do SUS e cartão do Bolsa Família (caso seja beneficiário). Quando o aluno é oriundo de outra unidade educacional, no ato da matrícula, é necessário apresentar também o Histórico Escolar ou a Ressalva de Transferência emitida pela escola de origem.
Todas as informações sobre as matrículas poderão ser obtidas nas unidades escolares. As instituições estão atendendo ao público de segunda a sexta-feira, de acordo com o cronograma de horários estipulados por cada unidade educacional.
MATRÍCULAS NAS CRECHES
Dezesseis escolas de educação infantil estão matriculando alunos com idade de ingresso em creches. As creches Ribamar Leite (Popular II), Leide Maria Torres (Jardim Canadá), Jakson de Souza e Silva (Beira Rio) e Pastor Jonas Barros do Amaral (Cidade Jardim) estão disponibilizando vagas para alunos de 1 a 3 anos de idade, enquanto a Unidade Educacional Zelita da Silva (Liberdade) atende alunos de 2 e 3 anos.
Já as escolas de educação infantil: Comecinho de Vida, Deise Lorrena, Dona Rosa, Gente Inocente, Mundo Infantil, Sorriso de Criança, Pingo de Gente, Zilda Arns, Ana Maria Machado, Aurino Gonçalves e Moranguinho o atendimento é para crianças a partir dos 3 anos, ou seja, atendem crianças de 3 a 5 anos.
De acordo com o decreto municipal de número 2305/2017, as matrículas de crianças nas unidades de educação infantil, na modalidade creche, serão realizadas de acordo com critérios específicos, objetivando priorizar as famílias de baixa renda. Por isso, ocorrerão em três etapas: inscrição, seleção (realizada por uma comissão) e confirmação de matrícula. Sendo que as inscrições poderão ser realizadas de 10 a 14 de janeiro.
Para a inscrição, os pais ou responsáveis deverão comparecer a escola munidos de originais e cópias dos seguintes documentos: certidão de nascimento ou carteira de identidade da criança; comprovante de residência em nome dos pais ou do responsável legal do aluno; carteira de Identidade, CPF e carteira de trabalho do pai, mãe ou responsável; número de inscrição no Cadastro Único e comprovante de renda de todos os membros da família.
Para fins de seleção e matrícula, serão considerados os seguintes critérios: número de inscrição do Cadastro Único (renda total da família constituída); condição de moradia da criança; contexto familiar; ausência dos pais ou responsáveis legais, e demais adultos com famílias constituídas, por necessidade de atividade remunerada; idade da criança e a data que realizou a inscrição; e relatório da comissão.
Para análise dos documentos, a ser realizada no período de 17 a 21 de janeiro, será formada uma comissão composta pelos seguintes membros: assistente social da Semed; dois representantes do setor de Educação Infantil da Semed; um representante do Conselho Municipal de Educação.
Após a análise do relatório formalizado pela comissão, as unidades educacionais informarão aos responsáveis sobre as inscrições deferidas e indeferidas.
Texto: Messania Cardos