Membros da Associação Brasileira de Acadêmicos e Ambientalistas (Abraa) realizaram a construção de um biodigestor para demonstração de produção de biogás em escolas situadas em meios urbanos.
O projeto mostra a facilidade de construção e operação de um biodigestor caseiro em que é possível acompanhar diariamente a produção de biogás, entender a relação entre variáveis climáticas, como a temperatura, com a quantidade de biogás produzido e no final do processo observar a formação de biofertilizantes.
Para o presidente da Abraa, Marielson Nascimento, é importante que se desenvolva desde as séries iniciais em escolas e colégios a consciência do uso racional de energia, e que se fomente as possibilidades de formas alternativas de produção de energia renovável. “O uso do biodigestor como um projeto interdisciplinar e multidisciplinar em uma escola ou colégio situado em meio urbano pode contribuir para a formação de uma visão crítica sobre o assunto”, relata o ambientalista.
Segundo a Associação Brasileira de Acadêmicos e Ambientalistas, o projeto mostra também que a construção de um biodigestor pode ser implementada a baixos custos por qualquer escola ou colégio, pois os materiais utilizados são materiais de sucata ou facilmente encontrados nas comunidades.
Sobre a Abraa
A Abraa tem como princípio a garantia do desenvolvimento sustentável, respeitando e fazendo respeitar a biodiversidade de cada bioma do País e as suas especificidades, além do objetivo de realizar atividades educacionais, treinamentos, ensino, pesquisa e extensão de forma a orientar a sociedade sobre a importância de se preservar o meio ambiente em áreas urbanas e rurais.
Atualmente a Associação Abraa já conta com uma fanpage na internet com mais de cinco mil seguidores. A principal forma de contato é através do e-mail: associacao.abraa@gmail.com ou através do WhatsApp (94) 98403-2963.