Academia Canaãnense de Letras realiza o 1° Encontro Municipal de escritores e escritoras

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Academia Canaãnense de Letras – ACL realizou na noite de sábado, 30 o 1° Encontro Municipal de Escritores e Escritoras de Canaã dos Carajás. O evento foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença de membros acadêmicos, familiares de patronos e patronesses e imprensa.

   


Membros acadêmicos, familiares de patronos e patronesses

“Esse foi o nosso 1° encontro e aberto ao público e em especial para os nossos convidados especiais que eram os familiares de dos nossos patronos e patronesses, onde no nosso discurso de defesa destacamos a homenagem a essas pessoas que nomearam as nossas cadeiras, e fizeram história na nossa região. Agradecemos a Câmara Municipal de Vereadores pelo espaço a TV Web Cidade que transmitiu nas redes sociais, e ao Portal Carajás o Jornal pela cobertura. Cumprimos com a nossa missão”, disse o presidente da ACL Junior Vaz Kanaí.

Presidente da ACL Junior Vaz Kanaí

O evento teve início por volta 19h30, e membros fundadores da ACL defenderam as suas biografias e homenagearam seus patronos e patronesses, algumas apresentações foram transmitidas por vídeo.  O momento foi de comemoração e reafirmação do compromisso da ACL com o município.

Membros fundadores da ACL defenderam as suas biografias e homenagearam seus patronos e patronesses

O 1° Conselheiro Fiscal e membro fundador, Antônio Luiz de Jesus Gomes, cadeira 20, agradeceu a presença de todos e cumprimentou as autoridades presentes, “quero saudar os presentes e em especial o nosso presidente e as demais autoridades presentes, apresento a belíssima história do meu patrono o senhor Jeremias Ribeiro de Santana, que ajudou efetivamente na emancipação deste município”, disse Jesus durante a sua defesa e homenagem na tribuna.

 1° Conselheiro Fiscal e membro fundador Antônio Luiz de Jesus Gomes

Na ocasião o ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Anuar Alves, presenteou com o seu livro “Anuar Alves Uma História de Lutas e Conquistas” os membros da academia e demais pessoas presentes. Quem marcou presença também pode conferir de perto o livro da acadêmica Edleuza Ribeiro “O Meu Sonho Prosperou” lançado na última quinta-feira, 28.

 Ex-prefeito de Canaã dos Carajás, Anuar Alves apresentou a todos o seu livro

Carlos Refribom, acadêmico fundador e Diretor Social da ACL,  cadeira 9, em sua defesa contou a sua trajetória e homenageou o seu patrono. “Agradeço ao presidente desta Casa de Leis, Dinilson José que autorizou o uso deste espaço para nos reunirmos. Hoje estamos escrevendo história. Em minha defesa homenageei o professor Luiz Carlos Pinto Ribeiro que chegou em Parauapebas no início da década de oitenta, formado em pedagogia de língua portuguesa foi pioneiro na área educacional do município de Parauapebas e região, ele trabalhou comigo de 2005 a 2011 no Carajás o Jornal, e esse reconhecimento eu fiz questão de fazer, ele merece ser imortalizado pelo seu bom trabalho e contribuição. Eu só tenho a agradecer a família do professor Luiz por me permitir fazer essa homenagem e a minha família e amigos por me apoiar”, disse em entrevista.

Carlos Refribom, acadêmico fundador e Diretor Social da ACL ,ocupante da cadeira de número 9, fez a defesa da biografia destacando o seu trabalho na comunicação

Professor Luiz Carlos foi homenageado por Carlos Refribom, com o seu nome sendo imortalizado na sua cadeira na ACL, pela sua contribuição na educação de   Parauapebas e região

 

Durante a solenidade também compartilhado que em breve será lançado uma antologia da ACL, com biografias de seus respectivos patronos e patronesses, além de histórias de pioneiros de Canaã dos Carajás. Após o encerramento um coffee break foi servido aos presentes.

Publico presente e familiares dos patronesses homenageados

 

Acadêmicos ocupam as cadeiras de honra

 

                                                                                        MEMBROS ACADÊMICOS 

Francisco Bonfim Alcobassa, 2° conselheiro, cadeira 10

Heloisa Poetisa, 3° conselheira, cadeira 28

Elone Fleck, 2° tesoureira, cadeira 23

Antônia Rodrigues de Lima, cadeira 15

Dalva Borges, vice-presidente, cadeira 5

Carlos Santiago, 1° tesoureiro, cadeira 8

Edleuza dos Santos Silva Cadeira, 14

 

veja também