Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Academia Parauapebense de Letras comemora um ano de implantação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Academia Parauapebense de Letras (APL) comemora dia 16 de setembro seu primeiro ano de fundação com uma extensa programação.

“Após a ideia ter sido discutida pelos confrades Lima e Waldyr, mais de dois anos depois, finalmente conseguimos reunir um grupo de poetas e escritores e oficializar a criação da academia em setembro do ano passado”, destacou o presidente da Academia de Letras, Paulo Poeta Reis.


A programação de aniversário da instituição começa às 9 horas do dia 16 de setembro no Plenarinho da Câmara de Vereadores com o 1º Encontro Literário, de iniciativa da Biblioteca Legislativa Sônia Cortêz.

O jornalista, escritor e poeta maranhense Edmilson Sanches, de Imperatriz, abordará o tema “O livro, o escritor e a leitura”, tendo como mediador Paulo Poeta Reis. O público alvo são jornalistas, escritores, professores, autores e produtores literatos; universitários do curso de letras e pedagogia; alunos a partir do 6º ano da rede municipal e do ensino médio.

Às 19 horas do dia 16, será realizada a sessão solene em comemoração ao 1º aniversário de fundação da APL. Na ocasião, tomarão posse os acadêmicos beneméritos Eugênio Célio, José Rinaldo e Lennon Maia, e os correspondentes: João Brasil, Eduardo Castro, Noé von Atzingen, Rosa Perez e Aliny Gomes de Castro.

Dia 17, às 9 horas, ocorrerão palestras de convidados para o evento.

Dia 18, sexta-feira, Edmilson Sanches ministra palestra com o tema “A importância de uma academia de letras”, com mesa redonda para debate com a participação de todos os demais integrantes da APL.

A programação de aniversário da Academia Parauapebense de Letras conta com apoio da Prefeitura de Parauapebas e da Câmara Municipal.

Membros

A Academia Parauapebense de Letras é formada pelos seguintes imortais:

Paulo Poeta Reis, presidente, ocupante da cadeira nº 1, que tem como patrono Gonçalves Dias
Terezinha Guimarães, vice-presidente, cadeira nº 2. Patrono: Paulo Freire
Waldyr Silva, 1º secretário, cadeira nº 3. Patrono: Manuel Bandeira
Lima Rodrigues, 2º secretário, cadeira nº 4. Patrono: Patativa do Assaré
Rubens Moraes Jr, cadeira nº 5. Patrono: Benedito Nunes
Denilson Elias Lima Silva, 1º tesoureiro, cadeira nº 6. Patrono: Nilson Fanini
Rosa Ibiapina Barros, 2º tesoureiro, cadeira nº 7. Patrono: Fontes Ibiapina
Carmem Elizabete Garuzzi, cadeira nº 8. Patrono: Raquel de Queiroz
Marcony Castro, cadeira nº 9. Patrono: Rubem Alves.

Publicidade

Veja
Também