Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Ação Cidadania beneficia milhares de pessoas na Fap 2018

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Após cinco dias de intensa movimentação, principalmente à noite, com shows bastante movimentados, a Feira de Agronegócios de Parauapebas (Fap) foi encerrada na madrugada desta segunda-feira (10). Porém, na programação foi inclusa uma grande ação do Siproduz, Prefeitura, Judiciário, Defensoria Pública, Polícia Civil, e outras instituições: a Fap Cidadania.

A ação começou às 8 horas de domingo (9), visando contemplar especialmente as pessoas de menor renda. O Fap Cidadania, através do Poder Judiciário, emitiu declarações de nascido vivo e de óbito, certidão de casamento e declaração de união estável e corrigiu registro de nascimento com erros de grafia, reconhecimento de paternidade e analisou propostas de pensão alimentícia.


“Trouxemos a oportunidade das pessoas conciliar principalmente na área da família ou casos de dívidas, desde que fossem ações consensuais”, explicou Eline Salgado, juíza titular na segunda vara cível, coordenadora do Sejusc, dando por importante a presença do Judiciário.

As diversas secretarias e coordenadorias da prefeitura municipal também ofereceram serviços. O Sac realizou emissão de documentos, a Secretaria da Mulher prestou serviços de beleza e oficinas de artesanato, a Secretaria de Saúde fez aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientações nutricionais e vacina contra H1N1; e a Secretaria de Assistência Social fez recadastramento no Cadastro Único.

“Hoje nossas unidades móveis estão atuando exclusivamente para o atendimento do Cadastro Único para programas sociais. Ou seja, as famílias que estiverem no perfil para Bolsa Família, Tarifa Social e ID Jovem podem sair daqui com suas pendências resolvidas”, garantiu Sueli Guilherme, secretária adjunta de Assistência Social.

 

De acordo com o presidente do Siproduz, João Barreto, a ação atingiu seus objetivos e, pelo notado, agradou à comunidade. “Estamos muito satisfeitos com a participação da população, uma prova que a feira é realmente da comunidade e da região. Passamos toda a manhã com o parque cheio e muitas crianças brincando, enquanto o serviço social era feito”, comemorou João Barreto, dando por importante ter que focar nisto.

Ainda de acordo com João Barreto, este ano foi notado aumento na participação popular com a manutenção dos atendimentos que sempre foram oferecidos.

A Ação Cidadania foi encerrada com a entrega de leite pasteurizado para as famílias carentes. O leite foi colhido durante o torneio leiteiro, evento ocorrido também dentro da programação da Fap.

Reportagem: Francesco Costa  |  Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também