Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ação Cidadania em Eldorado do Carajás oferece 1,6 mil atendimentos à população

Moradores da Vila 17 de Abril, na zona rural de Eldorado do Carajás, município do sudeste paraense, tiveram acesso durante dois dias a serviços destinados à valorização da cidadania. Iniciada na manhã de sexta-feira (2), das 8 às 15 h, a ação prosseguiu neste sábado (3), das 8 às 13 h, na Escola Municipal Oziel Alves Pereira, reunindo diversos órgãos do Estado para viabilizar 1,6 mil atendimentos essenciais à população.

Aos 60 anos, Luiz Pereira dos Santos esperava há muito tempo por uma oportunidade para requerer a segunda via da carteira de identidade, já que não tem condições físicas e financeiras para deslocar-se até outros municípios. “Olha como eu era nessa foto; nem parece comigo. Vou nos lugares e ninguém aceita mais o meu registro porque é antigo demais. Mas é difícil conseguir o transporte, então deixava por isso mesmo”, disse o agricultor, segurando um RG emitido há mais de 30 anos. “Agora que renovei, vou atrás dos benefícios que tenho direito, porque preciso e faz falta pra mim. Tô muito agradecido por vocês terem vindo até aqui”, acrescentou Luiz dos Santos, referindo-se às equipes da Fundação ParáPaz, promotora da Ação de Cidadania, em parceria com as secretarias estaduais de Saúde Pública (Sespa); Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); Polícia Civil e Defensoria Pública do Estado.

Foram oferecidos serviços nas áreas de saúde, cidadania, esporte, assistência social e jurídica, facilitando a regularização de pendências pelos moradores da Vila 17 de Abril e localidades próximas, e ainda proporcionando entretenimento, por meio do Projeto “Espaços Abertos”.

Welington Nascimento, 18 anos, tentava há quatro anos emitir a carteira de identidade. Após várias viagens sem sucesso, conseguiu o documento rapidamente. “Moro mais ou menos há 28 km daqui da Vila, e nunca deixei de tentar. Sempre que aparecia uma oportunidade eu ia atrás. Até deixei de ganhar o auxílio emergencial porque não tinha documento, e quando soube que vinha o pessoal do governo fiquei confiante que conseguiria. E consegui!”, declarou o lavrador.

Atendimento domiciliar – A comerciante Nilcilene Vidigal, 51 anos, chegou à escola em buscar de atendimento médico. Após realizar alguns procedimentos, ela pediu à equipe profissional que fosse até sua casa emitir a carteira de identidade de seu filho, Ernandis Vidigal, que completa hoje 26 anos. “Há mais ou menos um ano ele sofreu um assalto e roubaram todos os documentos dele. Desde então não sai de casa pra nada, tem medo de tudo. Eu faço tudo pra ele. Quando vi que tinha a possibilidade dele voltar a ter a identidade, nem acreditei”, disse Nilcilene. Um servidor da Polícia Civil foi à residência, coletou as digitais e cadastrou o rapaz. “Vocês não sabem a felicidade e o alívio que me deram hoje, dia do aniversário do meu filho. Não podíamos ter um presente melhor do que esse”, afirmou a comerciante, que ainda solicitou a segunda via da certidão de nascimento, que já estava deteriorada.

Situação parecida com a de Maria Cristiana Alves, 33 anos, que pediu ajuda para sua avó, de 86 anos, que está doente e não tem como se deslocar. “Não temos cadeira de rodas e condições de tirar ela daqui. Ela tá muito debilitada. O banco já estava recusando a identidade antiga porque a foto ainda era preta e branca. Fiquei feliz demais com esse apoio que recebi. Não tenho como agradecer”, declarou.

O coordenador da Ação Cidadania, Nilson Lima, ressaltou que “não medimos esforços para atender nossos usuários, mesmo que tenhamos que ir até a residência levar o serviço. Disponibilizamos servidores para o atendimento e garantimos o acesso à cidadania de quem quer que seja, analisando a necessidade particular de cada cidadão”.

Serviços – A ação itinerante fez o encaminhamento para a 1ª e 2ª vias da certidão de nascimento, 2ª via de certidão de óbito, orientação jurídica, consultas médicas com pediatra, ginecologista e clínico geral, além de aferição de pressão arterial, teste de glicemia e testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites virais, com resultados prontos em menos de 20 minutos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Eldorado do Carajás forneceu vacinas contra Tríplice viral, Influenza, Hepatite B, dT (tétano e difteria), HPV, Meningocócicas C e ACWY.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário