Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Ação do Dia de Luta Contra Hepatites Virais alcança mais de 800 pessoas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Organizada pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), a ação alusiva ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, realizada terça-feira (28) no Partage Shopping, alcançou 855 pessoas que realizaram testes rápidos para identificação de Hepatite B ou C e receberam orientação sobre a doença.

A jovem Camila Santos, recepcionista, aproveitou a ida ao Shopping para realizar o teste. “Achei interessante essa ação aqui por que nem sempre a gente tem tempo de procurar um posto de saúde para fazer o teste, meu avô faleceu de câncer no fígado e tudo começou com uma hepatite, por isso acho muito interessante essas informações e esses serviços chegarem à população de várias formas”, destacou Camila Santos.


Para Allan Weberth, coordenador do CTA, o público superou a expectativa, “estávamos prevendo a realização de uns 100 testes no total, ficamos satisfeitos com o resultado do trabalho da nossa equipe e da parceria com o Partage Shopping que nos cedeu o espaço para realização dessa ação de prevenção”, destacou.

A coordenadora de marketing do Partage Shopping, Tábita de Moraes, também avaliou positivamente a programação, “já era uma vontade nossa de nos inserirmos em ações voltadas à Saúde que despertassem o envolvimento da sociedade. E oferecer e receber no nosso Shopping o público, em prol dessa causa, foi super positivo, superando nossa expectativa de atendimento. Acredito que este namoro entre Shopping e Secretaria de Saúde vai longe e já estamos conversando sobre as futuras ações em parceria”, acrescentou.

Em função do bom alcance da ação muitas pessoas também procuraram o CTA no dia seguinte (quarta-feira) para realização do teste rápido de Hepatites B e C. De acordo com Allan Weberth os testes podem ser realizados no CTA-SAE, localizado à Rua P, número 38, Bairro União, de segunda a quinta, das 8 às 12 horas e das 14 às 17 horas.

Hepatites Virais

A hepatite é a inflamação do fígado, uma doença que nem sempre apresenta sintomas. Muitas pessoas só percebem que estão doentes (principalmente dos tipos B e C) quando as manifestações já são graves, como cirrose ou câncer de fígado. Esses pacientes levam anos para descobrir que estão infectados. Realizar o diagnóstico precoce das hepatites é um dos principais determinantes para evitar a transmissão ou a progressão dessas doenças e suas graves consequências.

Os vírus das hepatites B e C podem ser transmitidos, por exemplo, pelo compartilhamento de agulhas e seringas, lâminas de depilação de outras pessoas, instrumentos de manicure e pedicure. As hepatites têm um tratamento duro, mas tolerável, e que gera grande chance de cura.

Reportagem: Karine Gomes
Foto: Irisvelton Silva

Publicidade

Veja
Também