Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Ação Mais Saúde leva atendimentos aos moradores do Vale do Sol

Regularizar o cadastro no CadÚnico e garantir a atualização da caderneta de vacinação das crianças esteve entre as prioridades do dia para a dona de casa,  Francilene de Oliveira Santos, que é moradora do Residencial Vale do Sol e alega estar sempre atenta a programação das ações no Centro Comunitário do bairro.

“É muito gratificante porque muitas vezes a gente está muito ocupada, não pode ir ao posto de saúde, e aqui já é de casa, é da gente”, afirma a moradora. Os atendimentos disponibilizados são elaborados em um plano participativo, que conta com a colaboração dos moradores.

“No início do ano a gente fez o planejamento participativo com essas lideranças comunitárias e lá foi apontada a necessidade de ações de saúde que pudessem alcançar o bairro. E a gente está fazendo a realização dessas atividades a partir dessas demandas”, explica a assistente social do Prosap no Vale do Sol, Camila Aragão.

A realização de todas as ações conta com a parceria também de diversas secretarias da rede municipal. Dessa vez foi possível disponibilizar os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), por meio do Cras do bairro Tropical, e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A comunidade teve acesso a consultas com clínico geral, oftalmologista, testes rápidos de Covid-19, HIV, Sífilis e Hepatite B. Além de vacinas, remédios e o exame de Prevenção do Câncer no Colo do Útero (PCCU) para as mulheres, com a Unidade Móvel Ginecológica.

A moradora Maria Lima aproveitou o sábado de atendimentos para levar a mãe idosa para consultas médicas. “Ela estava precisando trocar os óculos e passar com o clínico porque ela estava com muita dor nas pernas. É de uma extrema importância para comunidade Vale do Sol ações como essas. Muitas pessoas não têm como ir atrás dessa questão de oftalmologista, ter o atendimento aqui é um avanço pra nossa comunidade”, avalia.

Atendimento aos finais de semana

“Visando fortalecer a autonomia da própria comunidade, a gente faz essas parcerias para que eles possam ter acesso aos serviços públicos.  A gente sabe que aos finais de semana existe uma disponibilidade maior, então, tentando alcançar o maior número de moradores possível do bairro, a gente também trabalha aos sábados, domingos e feriados”, ressalta Camila.

Informação confirmada pela enfermeira Catiane Sousa Alves, que faz parte da equipe de atendimento da Unidade Móvel Ginecológica, “a importância é prevenção. A gente trabalha com prevenção na atenção básica, então é prevenindo que se vence o câncer do colo do útero. E pra chegar até essas mulheres é importante a gente estar presente cada vez mais. Por isso, a gente aproveita os finais de semana pra estar buscando esse público, que não tem adesão nas Unidades Básicas de Saúde para fazer o exame PCCU”, explica.

Esta semana tem Carreta da Mulher

Com o objetivo de garantir atendimento médico e prevenção em saúde, o Programa de Saneamento Ambiental e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) convida a comunidade do Vale do Sol para a ação desta semana, com a Carreta da Mulher.

Serão disponibilizadas consultas ginecológicas e exames, no período de 12 a 16 de abril, das 7h às 17h, no pátio do Centro Comunitário Vale do Sol. Essa é mais uma ação realizada em parceria com a Semsa e com as lideranças comunitárias, por meio do Instituto Vale do Sol.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Leia também no Portal Pebinha de Açúcar:

Deixe seu comentário