Policiais militares do 23º Batalhão da Polícia Militar (23º BPM), subordinado ao Comando de Policiamento Regional XIV (CPR-XIV), demonstraram mais uma vez eficiência e compromisso com a segurança pública durante uma operação que resultou na neutralização de um suspeito e prisão de outro, além da recuperação de um veículo e apreensão de arma de fogo.
A ação teve início por volta das 13h40, após a guarnição receber informações de que o aparelho celular de uma vítima do estabelecimento “Sucatão Rio Verde”, que havia sido roubado, estava sendo rastreado. As equipes da PM seguiram até o local indicado e, durante as diligências, novas informações apontaram que uma caminhonete utilizada no crime estaria circulando pela cidade.
O veículo em questão, uma Toyota Hilux de placa JGD-6322, foi localizado trafegando pela PA-160, em Parauapebas, sudeste do Pará. A partir daí, teve início um acompanhamento tático por parte das guarnições do 23º BPM. Durante a tentativa de abordagem, os suspeitos colidiram com a portaria do Supermercado Assaí, na PA-275. Em seguida, houve troca de tiros com a equipe policial, sendo que disparos chegaram a atingir a viatura.
Os criminosos abandonaram o veículo e fugiram para dentro do supermercado, escapando pelos fundos em direção a uma área de mata. As guarnições realizaram um cerco no local e, durante novo confronto, um dos suspeitos – identificado como Alisson Gomes da Silva – foi baleado e neutralizado. Uma equipe do SAMU foi acionada, mas, diante da demora, os próprios policiais realizaram o socorro imediato, encaminhando o indivíduo ao Hospital Geral de Parauapebas (HGP), onde foi constatado o óbito.
O segundo acusado, identificado como Jonatas Sousa da Conceição, foi localizado e capturado em uma área conhecida como “Planeta dos Ferros”, durante a varredura feita pelas equipes da PM que atuavam na ocorrência.
Com os suspeitos, foi apreendido um revólver calibre .38 da marca Rossi, com numeração J111710, e a caminhonete utilizada no assalto. A arma passará por perícia para subsidiar as investigações que seguem em curso. De acordo com informações da Polícia Militar, os dois elementos já tinham passagem e eram acompanhados através de tornozeleiras eletrônicas, que foram retiradas para não serem monitorados pelas autoridades.
A ação contou com a atuação de diversas guarnições do 23º BPM, que demonstraram agilidade, preparo e comprometimento com a missão de garantir a segurança da população de Parauapebas, mesmo diante de riscos e confronto armado.