Agenda Regional do Trabalho Decente avança na região de Carajás

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Nesta quinta (30) e sexta-feira (01), ocorrerá em Marabá, a Reunião Técnica da Agenda Regional de Trabalho Decente de Carajás (ARTD), na qual serão apresentados os resultados do “Diagnóstico do Trabalho Decente na Região de Carajás”; discutidos os temas prioritários das Consultas Públicas ocorridas nos meses anteriores, com a participação de especialistas nos temas; serão definidos objetivos a serem alcançados e linhas de ação para cada um dos temas prioritários.

A Agenda está sendo implantada na região pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com a sociedade local, gestores municipais, empresários e entidades.


A AmatCarajás, como associação que congrega 38 municípios do Sul e Sudeste do Pará, apoia o projeto desde o início das atividades, através da assinatura de um Termo de Cooperação e estará participando do evento.
Está será a primeira vez que os municípios que aderiram a ARTD estarão reunidos. Nesta etapa atual, a partir das informações obtidas nas Consultas Públicas e no estudo técnico, será possível definir os temas prioritários da Agenda e quais os resultados que se esperam alcançar com esta iniciativa. A Reunião ocorrerá na Câmara Municipal de Marabá, das 8h às 17h.

Durante a programação, ocorrerão painéis com especialistas, sobre os temas: Igualdade de oportunidades e de tratamento, especialmente para pessoas com deficiência, mulheres, população negra, grupos populacionais tradicionais e específicos, LGBT e trabalhadores(as) domésticos; Desenvolvimento Sustentável; Economia Solidária; Desenvolvimento Territorial; Prevenção e erradicação do trabalho infantil; Educação profissional; Prevenção e erradicação do trabalho escravo; Migração para o Trabalho; Informalidade; Políticas para a geração de mais e melhores empregos; Empreendedorismo; entre outros.

Veja a programação completa:

30.11.2017 – Quinta-feira

08:00 – Mesa de Abertura
08:30 – Apresentação dos principais resultados do “Diagnóstico do Trabalho Decente na região de Carajás”
Expositor: Luis Fujiwara – Oficial de Projeto do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da OIT e co-coordenador do Smart Lab de Trabalho Decente
09:30 – Intervenções da plenária
10:00 – Painel 1: Igualdade de oportunidades e de tratamento, especialmente para pessoas com deficiência, mulheres, população negra, grupos populacionais tradicionais e específicos, LGBT e trabalhadores(as) domésticos.
Painelista: Patrícia Lima – Oficial de Projeto da OIT e Coordenadora do Projeto
Agenda Regional de Trabalho Decente de Carajás
12:00 – Encerramento das atividades da manhã.
13:40 – Painel 2: Desenvolvimento Sustentável. Empregos Verdes. Empresas
Sustentáveis. Economia Solidária. Cadeias Produtivas. Desenvolvimento Territorial.

Painelista: Paulo Muçouçah – Coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos Verdes da OIT
16:00 – Painel 3: Prevenção e erradicação do trabalho infantil. Igualdade de oportunidades e de tratamento, especialmente para jovens. Educação profissional.
Painelista: Maria Claudia Falcão – Coordenadora do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da OIT
18:00 – Encerramento do 1° dia.

01.12.2017 – Sexta-feira

08:00 – Painel 4: Prevenção e erradicação do trabalho escravo. Migração para o Trabalho. Informalidade.
Painelista: Antonio Carlos de Mello – Coordenador do Programa de Combate ao
Trabalho Forçado da OIT
09:40 – Painel 5: Políticas para a geração de mais e melhores empregos. Políticas Públicas de Microcrédito. Micro e pequenas empresas. Empreendedorismo. Cooperativas. Emprego Rural. Agricultura Familiar.
Painelista: Paulo Muçouçah – Coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos Verdes da OIT
11:20 – Informe sobre as próximas etapas
11:30 – Encerramento

Publicidade

veja também