Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Agenda Regional do Trabalho Decente avança na região de Carajás

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Nesta quinta (30) e sexta-feira (01), ocorrerá em Marabá, a Reunião Técnica da Agenda Regional de Trabalho Decente de Carajás (ARTD), na qual serão apresentados os resultados do “Diagnóstico do Trabalho Decente na Região de Carajás”; discutidos os temas prioritários das Consultas Públicas ocorridas nos meses anteriores, com a participação de especialistas nos temas; serão definidos objetivos a serem alcançados e linhas de ação para cada um dos temas prioritários.

A Agenda está sendo implantada na região pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com a sociedade local, gestores municipais, empresários e entidades.


A AmatCarajás, como associação que congrega 38 municípios do Sul e Sudeste do Pará, apoia o projeto desde o início das atividades, através da assinatura de um Termo de Cooperação e estará participando do evento.
Está será a primeira vez que os municípios que aderiram a ARTD estarão reunidos. Nesta etapa atual, a partir das informações obtidas nas Consultas Públicas e no estudo técnico, será possível definir os temas prioritários da Agenda e quais os resultados que se esperam alcançar com esta iniciativa. A Reunião ocorrerá na Câmara Municipal de Marabá, das 8h às 17h.

Durante a programação, ocorrerão painéis com especialistas, sobre os temas: Igualdade de oportunidades e de tratamento, especialmente para pessoas com deficiência, mulheres, população negra, grupos populacionais tradicionais e específicos, LGBT e trabalhadores(as) domésticos; Desenvolvimento Sustentável; Economia Solidária; Desenvolvimento Territorial; Prevenção e erradicação do trabalho infantil; Educação profissional; Prevenção e erradicação do trabalho escravo; Migração para o Trabalho; Informalidade; Políticas para a geração de mais e melhores empregos; Empreendedorismo; entre outros.

Veja a programação completa:

30.11.2017 – Quinta-feira

08:00 – Mesa de Abertura
08:30 – Apresentação dos principais resultados do “Diagnóstico do Trabalho Decente na região de Carajás”
Expositor: Luis Fujiwara – Oficial de Projeto do Programa de Combate ao Trabalho Forçado da OIT e co-coordenador do Smart Lab de Trabalho Decente
09:30 – Intervenções da plenária
10:00 – Painel 1: Igualdade de oportunidades e de tratamento, especialmente para pessoas com deficiência, mulheres, população negra, grupos populacionais tradicionais e específicos, LGBT e trabalhadores(as) domésticos.
Painelista: Patrícia Lima – Oficial de Projeto da OIT e Coordenadora do Projeto
Agenda Regional de Trabalho Decente de Carajás
12:00 – Encerramento das atividades da manhã.
13:40 – Painel 2: Desenvolvimento Sustentável. Empregos Verdes. Empresas
Sustentáveis. Economia Solidária. Cadeias Produtivas. Desenvolvimento Territorial.

Painelista: Paulo Muçouçah – Coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos Verdes da OIT
16:00 – Painel 3: Prevenção e erradicação do trabalho infantil. Igualdade de oportunidades e de tratamento, especialmente para jovens. Educação profissional.
Painelista: Maria Claudia Falcão – Coordenadora do Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil da OIT
18:00 – Encerramento do 1° dia.

01.12.2017 – Sexta-feira

08:00 – Painel 4: Prevenção e erradicação do trabalho escravo. Migração para o Trabalho. Informalidade.
Painelista: Antonio Carlos de Mello – Coordenador do Programa de Combate ao
Trabalho Forçado da OIT
09:40 – Painel 5: Políticas para a geração de mais e melhores empregos. Políticas Públicas de Microcrédito. Micro e pequenas empresas. Empreendedorismo. Cooperativas. Emprego Rural. Agricultura Familiar.
Painelista: Paulo Muçouçah – Coordenador do Programa de Trabalho Decente e Empregos Verdes da OIT
11:20 – Informe sobre as próximas etapas
11:30 – Encerramento

Publicidade

Veja
Também