O mês de junho ainda vai demorar um pouco, mas por toda cidade já se ouve as músicas características desse mês. As agremiações juninas de Parauapebas já estão intensificando os ensaios para fazer o melhor festival junino para mais de cinco mil pessoas que marcam presença no Jeca Tatu.
Vinte e cinco quadrilhas juninas estão espalhadas pela cidade e somam cerca de dois mil brincantes, jovens e adolescentes, que deixam de estar nas ruas para brincar quadrilha. “Nosso trabalho vai além de uma cultura, é também um trabalho social com jovens e adolescentes que trocam as ruas e más companhias para brincar quadrilha junina, aqui eles aprendem disciplina, fazem amigos e dançam”, relatou o presidente da Liga das Agremiações Juninas de Parauapebas (LIAJUP), Carlos Magno (Bhyl).
Os ensaios acontecem geralmente nos finais de semana e feriados. As agremiações juninas se dividem nas categorias Caipira, Estilizada e Salão, sendo que muitas ainda têm vagas para quem quiser dançar este ano, apesar dos participantes ser a maioria jovens e adolescentes, existem muitos adultos participando.
“Escolha uma quadrilha junina e vem brincar”, finaliza Bhyl