Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Agricultores assentados investem em piscicultura no Sul do Pará

Agricultores assentados da reforma agrária estão trabalhando com a criação de peixes em 29 assentamentos do sul do Pará, nos municípios de Marabá e Itupiranga. A iniciativa é parte do contrato de assistência técnica firmado entre o Incra e a empresa Agroatins Carajás, que incentiva a piscicultura como fonte de alimento para as famílias e renda com comercialização de tambaquis.

Foram selecionadas 100 famílias com lotes em condições e com aptidão para a prática da atividade. Nas áreas foram implantadas unidades demonstrativas para treinamento dos agricultores. A assistência da prestadora envolve várias etapas. Primeiro, o trabalho educativo para explicar a importância do manejo adequado da piscicultura, mercado e comercialização.

Depois são feitas visitas para mensurar o tamanho dos tanques, conservação e localização dos mesmos, verificar a qualidade da água, correção, adubação, medição de PH (teste do nível de acidez ou alcalinidade) e agendamento para a construção dos viveiros que acomodam os alevinos, como são denominados os peixes recém-saídos dos ovos. Em seguida, são apresentados os materiais e insumos de produção, que são fornecidos pelo Incra e Agroatins Carajás. Ocorrem ainda visitas técnicas para a entrega dos alevinos e, por último, o acompanhamento e o monitoramento das unidades demonstrativas.

Para iniciar a piscicultura, cada família recebe mil alevinos.

Já foram entregues 30 mil alevinos da espécie tambaqui e outros 70 mil estão sendo transferidos pela prestadora. Até o terceiro mês de vida, os 100 mil alevinos devem consumir sete toneladas de ração. A partir daí, outros alimentos podem ser incorporados à dieta dos peixes. A expectativa é de que cada peixe atinja o peso de um quilo em 12 meses.

Após a capacitação dos agricultores selecionados, serão realizados mais dias de campo para orientar outros beneficiários assentados na região com o objetivo de capacitar os interessados e implantar mais viveiros e tanques nos assentamentos.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário