Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Agroindústria será implantada em Floresta do Araguaia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O superintendente regional do Incra Sul do Pará, Asdrúbal Bentes, recebeu em seu Gabinete, o prefeito de Floresta do Araguaia, Adélio dos Santos Sousa, na última quinta-feira (12), para discutir os ajustes finais da implantação da agroindústria de beneficiamento de frutas do Projeto de Assentamento (PA) Juassama, localizado na zona rural do município de Floresta do Araguaia.

Existe um convênio assinado em 2014 entre o Incra e a Prefeitura Municipal de Floresta do Araguaia para a implantação da Unidade Agroindustrial de Beneficiamento de Frutas no PA Juassama. Este convênio prevê um repasse de R$1.469.276,16 por parte do Incra. O projeto está aprovado e a licitação para a construção da Unidade foi autorizada. O superintendente Asdrúbal firmou compromisso de acompanhar o processo para agilizar os repasses financeiros e garantir a instalação da fábrica neste ano.


Durante a reunião no Incra, estavam também presentes, o vice-prefeito Claudinei Borges e o controlador do município, Francisco Aquino. Claudinei Borges falou da importância do empreendimento. “É uma iniciativa fomentada pelo Incra, através do Programa Terra Sol. Este programa tem dois objetivos gerais: a industrialização e a comercialização da produção oriunda dos assentamentos da reforma agrária. Será muito importante para Floresta do Araguaia, que produz frutos em grande escala, pois agora poderemos industrializar esses frutos no próprio município.”

Os agricultores assentados no PA Juassama estão organizados na Cooperativa dos Agricultores São Francisco (COOASAFRA), que agrega 156 famílias. Mas estima-se que serão beneficiadas mais de mil famílias, moradoras da área de influência do empreendimento.

O município de Floresta do Araguaia é o segundo maior produtor de abacaxi do Brasil, com uma estimativa de produção de 208 milhões de frutos ao ano, gerando uma média de 3 mil empregos diretos e indiretos.

Publicidade

Veja
Também