Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Água tratada chega aos bairros Jardim Canadá e Beira Rio II

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Um novo reservatório com capacidade de armazenamento para 2,5 milhões de litros de água foi entregue pelo prefeito Valmir Mariano na última terça-feira (9). Localizado no Bairro Jardim Canadá, o novo reservatório amplia o fornecimento de água tratada no município, beneficiando aproximadamente 14 mil pessoas dos bairros Jardim Canadá e Beira Rio II.

De acordo com representantes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep), os locais nunca tiveram rede de água tratada. O Jardim Canadá, por exemplo, era atendido por meio de carro pipa, enquanto o Beira Rio II não recebia água do governo municipal. O Saaep iniciou a instalação das ligações domiciliares e hidrômetros nas residências. A rede de água que atende aos dois bairros faz parte do projeto de ampliação no fornecimento que iniciou em 2013, com a implantação de mais 6 mil ligações.


O planejamento do governo municipal é entregar seis reservatórios com a mesma capacidade de armazenamento. Até 2015, o prefeito anunciou que as Estações de Tratamento de Água (ETAs) serão ampliadas, com a produção diária, passando de 41 milhões de litros de água para 80 milhões, após esse repotenciamento do sistema. Serão ainda investidos R$ 15 milhões em projetos de água e esgotamento sanitário, recurso inédito no interior do Pará, oriundo do governo federal, via Ministério das Cidades.

“Até 2016, vamos solucionar definitivamente o problema de água no município. A implantação do sistema de esgoto do município é um grande desafio, mas uma obra de extrema importância que vai refletir diretamente na saúde da população. Nossas obras têm selo de qualidade, pois são feitas para as próximas gerações”, frisou o prefeito Valmir Mariano.

Segundo o titular do Saaep, Paulo Galdino, o próximo reservatório de 2,5 milhões será entregue aos moradores do Bairro Betânia e outros serão implantados no Parque dos Carajás, Nova Vida, São José e Complexo Caetanópolis. Mais cinco reservatórios com capacidade de 200 mil litros de água serão entregues. O primeiro já está beneficiando moradores da vila Paulo Fonteles. O próximo será entregue na Vila Sanção e em seguida nos bairros Parque das Nações, Céu Azul e Liberdade II.

Reportagem: Liliane Diniz / Foto: Anderson Souza

Publicidade

Veja
Também