A polêmica sobre o cancelamento do tradicional desfile de 7 de setembro em Parauapebas, sudeste do Pará continua. Alunos da Fanfarra Municipal, órgão que faz parte da administração pública, usaram as redes sociais para divulgar uma nota de repúdio.
“Nós, alunos da Fanfarra Municipal Faruk Salmen, manifestamos nosso profundo descontentamento e indignação com o cancelamento abrupto das comemorações do Dia 7 de setembro, anunciado apenas alguns dias antes do evento”, relataram em nota os alunos.
Nesta quinta-feira (5), a Prefeitura Municipal de Parauapebas, através da Secretaria Municipal de Educação (Semed), encaminhou nota ao Portal Pebinha de Açúcar e comunicou que o tradicional desfile, que antes era realizado na Praça de Eventos, no Bairro Cidade Nova, não será realizado no local, porém, nas proximidades das escolas públicas, deixando os estabelecimentos particulares de ensino de fora das comemorações. A data também sofreu alteração.
“Em relação ao Desfile Cívico de 7 de Setembro, a Prefeitura de Parauapebas informa que o ato cívico-escolar será realizado a partir das 7h dessa sexta-feira, dia 6, nas escolas públicas municipais, repetindo o formato de 2023”, disse a Semed através de nota.
O descontentamento dos alunos da Fanfarra Municipal de Parauapebas é gigante. “Essa decisão repentina desrespeita uma tradição de extrema importância para nós, alunos, para a comunidade escolar e para o reconhecimento cívico de nosso país. Muitos de nós dedicamos tempo e esforço para nos prepararmos com seriedade para essa data, que sempre foi um momento de união e celebração. Infelizmente, todo esse empenho foi desvalorizado com a decisão de última hora, causando frustação, desgosto e uma sensação de desrespeito por parte das autoridades envolvidas”, relataram os alunos em nota.
Confira abaixo a nota de repúdio na íntegra: