Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Alunos da rede municipal abrilhantam o aniversário da Vila Sanção

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

A Vila Sanção parou para prestigiar o desfile escolar do último domingo (15), realizado em alusão a 7 de Setembro e em comemoração ao aniversário do distrito. Mais de 200 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alegria do Saber marcharam pelas ruas da vila, que fica a 70 quilômetros da sede municipal, apresentando à comunidade o tema “Jubileu de Prata – Parauapebas 25 Anos de História. O Brasil num só lugar”.

A abertura do ato cívico ficou por conta das três porta-bandeiras, que representaram o País, o Estado e o município de Parauapebas. No primeiro pelotão, estava a aluna Auires Silva Alves carregando um globo para retratar os inúmeros povos que fazem parte da população local e simbolizando o slogan “O Brasil num só lugar”.


Em seguida, apresentou-se o pelotão dos alunos da educação infantil, ilustrando reis, príncipes e princesas. Eles esbanjaram toda a sua realeza ao representarem, em carro alegórico, os primeiros monarcas do Brasil.

Em continuidade, outros pelotões levaram às ruas da vila cultura, esporte, lazer e entretenimento, com apresentações lúdicas de carimbó e Karatê. Foram apresentados, também, projetos educacionais, com o Programa Mais Educação, e os cursos profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Profissionais do posto de saúde e da comunidade católica da vila também levaram sua mensagem. E a Fanfarra Municipal fez apresentação louvável, com musicalidade e irreverência.

Secretária de Educação Juliana Souza falou da importância da Vila Sanção
Secretária de Educação Juliana Souza falou da importância da Vila Sanção

A secretária municipal de Educação, Juliana de Souza; o adjunto, Rui Santos Amorim; e o vereador Odilon Rocha de Sanção marcaram presença no evento. Segundo eles, momentos culturais como esse precisam ser prestigiados e valorizados pela sociedade. Juliana elogiou e parabenizou os envolvidos na organização do desfile e do aniversário. “Vocês estão de parabéns! O desfile foi muito bonito. Percebe-se que foi realizado um ótimo trabalho em equipe.”

Rui Amorim ressaltou a importância do professor na formação dos educandos. “Precisamos fazer um trabalho diferenciado, com compromisso, para construirmos conhecimento com nossos alunos. E é isso que estou vendo aqui: o resultado de um trabalho feito com afinco.”

Atividades Culturais

Após a finalização do desfile, os participantes reuniram-se na quadra da Escola Alegria do Saber para acompanhar a apresentação do grupo de capoeira da Associação Girão. Ao som do berimbal, cerca de 40 jovens, em duplas, gingaram e arrancaram suspiros de admiração da plateia.

Na mesma quadra de esportes estava instalada uma miniversão da Biblioteca Legislativa Sônia Cortêz, que, com seu acervo bibliográfico, chamou a atenção de estudantes e de quem mais esteve lá à busca de novos saberes.

Alegria do Saber
Criada em 2 de fevereiro de 1993, a escola atende 470 alunos do ensino fundamental, educação infantil e Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sua missão é elencar meios que possibilitem o aprendizado de seu corpo discente, de maneira dinâmica e produtiva, num processo constante de aquisição de conhecimento e que possa trazer subsídios não só para a vida educacional, mas também para a vivência em sociedade.

A escola busca parceria com instituições e famílias, contextualizada com as diretrizes para a educação do campo e o cumprimento do Plano Político Pedagógico (PPP).

Reportagem: Messania Cardoso / Fotos: Anderson Souza

Publicidade

Veja
Também