Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Alunos da rede pública de ensino de Parauapebas voltam às aulas hoje (1º)

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As doces férias de julho estão acabando, e 1º de agosto, hoje, quinta-feira, é dia de voltar às atividades nas escolas da rede municipal de ensino de Parauapebas. É que terá início o calendário letivo do segundo semestre de 2013 para todos os 47 mil estudantes da educação infantil, do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da educação especial.
A Prefeitura de Parauapebas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), já está trabalhando para garantir aos estudantes da rede um agradável retorno às aulas. Este ano, em janeiro, a Semed recebeu 6 mil novos alunos em relação ao início do ano letivo de 2012.

NÚMEROS
A rede municipal tem atualmente 47.335 alunos distribuídos no ensino fundamental (de 1ª a 4ª série e de 5ª a 8ª); na educação infantil; na EJA; e na educação especial. É como se a Prefeitura de Parauapebas fosse responsável por duas cidades do tamanho de Canaã dos Carajás só de alunos.
Além disso, a taxa de crescimento anual da rede é de 13% – quase o dobro do crescimento populacional de Parauapebas, que é de 7,96%. Atualmente, enquanto 6 mil novos alunos entram na escola, 4,2 mil concluem o ensino fundamental – isso gera saldo bruto anual de 1.800 estudantes para serem atendidos nos prédios municipais.


SEMED EM AÇÃO
A propósito, o Governo Valmir Mariano está construindo várias escolas com vistas a desafogar o sistema educacional. São prédios dotados com infraestrutura de qualidade e com o que há de melhor em termos de educação básica.
Junto com o início das aulas, este semestre – que para os profissionais da educação da Semed se iniciou no primeiro dia de julho – reserva muitas novidades para a educação de Parauapebas, a começar pela reestruturação do quadro funcional da secretaria neste mês que se encerra e pelas melhorias realizadas em várias escolas, com a finalidade de bem receber seu público a partir de quinta-feira (1º).

Em setembro, de acordo com a secretária municipal de Educação, Juliana Souza, 31 escolas da rede municipal vão começar a ser reformadas a fim de garantir conforto aos estudantes e aos profissionais que nelas trabalham. Se vivo fosse, Paulo Freire, um dos mais renomados educadores da humanidade, teceria elogios às iniciativas da Semed, uma vez que ele era defensor de uma educação humanizada e da humanização dos prédios em que se ensina a aprender. “Quero uma escola bonita para meus meninos. Tem que ser um espaço de prazer, de gostosura, de belezura”, relatou Freire em sua obra “Fazer Escola Conhecendo a Vida”, de 1986.
E as ações da Semed não param por aí. Em outubro, todos os alunos da rede vão receber uniforme completo. No Brasil, das atuais 5.570 prefeituras, menos de mil valorizam seus alunos com a entrega de uniformes escolares. E a Prefeitura de Parauapebas é destaque na região por contemplar um por um de seus estudantes.

Publicidade

Veja
Também