“A consciência ambiental das crianças é uma das poucas ferramentas capazes de construir um futuro sustentável entre o ser humano e o meio ambiente. A educação pode garantir que as próximas gerações vejam e desfrutem das belezas naturais do nosso planeta”. Assim Eliene Cardoso, coordenadora pedagógica do Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap), define a importância do trabalho desenvolvido pela equipe do centro.
Criado em 2005, o Ceap atualmente integra o núcleo pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e desde então desenvolve ações de educação e conscientização ambiental na região de Carajás.
Em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/NGI Carajás) e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), desenvolve diversos projetos, muitos deles voltados para alunos e professores da rede pública de ensino, como o Projeto de Formação De Professores (PFP), Projeto Escola vai à Flona (PEF), Projeto Jovem Ambientalista (PJA), Projeto Crianças Ambientalistas (PCA), entre outros.
Em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 5 de junho, a equipe de formadores do Ceap vem desenvolvendo uma vasta programação durante todo o mês, contemplando também, alguns alunos de escolas da rede estadual de ensino.
Durante a semana passada, os alunos do ensino médio da Escola Estadual Cecília Meirelles participaram de trilha pela Savana Metalófila, Mirante da Anta e Mirantes localizados na Mina de Ferro de Carajás, onde foram abordados temas específicos como a importância da gestão correta de resíduos para a preservação do meio ambiente. A programação segue até o dia 30 deste mês.