Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Alunos da rede pública fazem avaliação do SisPAE

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Realizado anualmente desde 2013, pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), o SisPAE serve como instrumento estratégico para que a gestão escolar pública obtenha informações detalhadas e de forma anual sobre a assimilação de conteúdos por parte dos estudantes e dos fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem nas unidades escolares.

A avaliação é realizada por meio da aplicação de provas de Língua Portuguesa e Matemática e do preenchimento de questionário, que reúne informações sobre a prática pedagógica da escola, o processo metodológico do processo ensino-aprendizagem e a proficiência dos estudantes.


Segundo Valdelice Cardoso Trés, técnica de referência do SisPAE no município, houve preparação para realizar a avaliação. “Participamos de treinamento em Marabá, fizemos reuniões com gestores das escolas e supervisores, técnicos dos setores dos ciclos iniciais e ciclos finais e passamos as orientações. Além disso, contamos com os manuais do técnico de referência, do supervisor e do aplicador. São materiais que contém todas as explicações para a aplicação correta da avaliação”, esclarece.

O resultado da avaliação está previsto para ser divulgado no 1º semestre de 2016. “Aderimos ao SisPAE em 2014. Por ser o nosso primeiro ano, não estávamos tão bem preparados e, ainda assim, recebemos quatro certificações. Este ano, já estamos mais sensibilizados para a avaliação e esperamos um ótimo resultado”, destaca a técnica.

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meireles, Rosineide Pires, está acompanhando a aplicação das avaliações em sua unidade educacional. Segundo ela, tudo está ocorreu dentro do esperado. “Já aplicamos as provas de Língua Portuguesa e Matemática para os alunos do 4º ciclo, e a de português para os alunos do 2º ciclo. Tudo transcorreu conforme o planejado, de forma tranquila e organizada”, afirma a gestora.

Cerca de um milhão de estudantes de toda a rede pública estadual e alunos de escolas municipais de 141 municípios realizarão o exame.

RESULTADOS 2014

Na avaliação realizada pelo SisPAE em 2014, o município de Parauapebas recebeu quatro certificações. Ficou em primeiro lugar na categoria “Resultados”, referente aos resultados de proficiência em Língua Portuguesa dos alunos do 5º ano do ensino fundamental; em segundo lugar no bom desempenho da aprendizagem dos alunos do 9º ano, também do ensino fundamental; e na categoria “Cobertura”, alusiva ao maior percentual de alunos avaliados, foram certificadas as escolas Jorge Amado (zona rural, da Apa do Gelado) e a Monteiro Lobato (vila Paulo Fonteles).

Reportagem: Messania Cardoso

Publicidade

Veja
Também