Foi anunciado hoje, um espetáculo inédito vai colocar a Amazônia e a importância por sua preservação no centro das atenções, celebrando a icônica floresta, seus povos e sua cultura, e chamando a atenção do mundo para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30).
Juntos, The Town, Rock in Rio, tendo como patrocinador principal a Vale, vão realizar o evento “Amazônia para Sempre”, a ser realizado em 2025.
Ações incluem:
- O evento inédito tem como patrocinador principal a Vale;
- Show terá grande atração em um palco flutuante, em forma de “vitória-régia”;
- Projeto contempla edital de R$ 2 milhões para iniciativas em defesa da floresta;
- Espetáculo se conecta com a edição do The Town 2025;
- Belém será palco de um espetáculo gratuito com artistas regionais e nacionais;
- Data e atrações ainda serão confirmadas
Em 2025, um espetáculo inédito vai colocar a Amazônia e a importância por sua preservação no centro das atenções, celebrando a icônica floresta, seus povos e sua cultura, e chamando a atenção do mundo para a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), promovida pela Organização das Nações Unidas – que será realizada em Belém do Pará, em novembro de 2025. Juntos, The Town, Rock in Rio, tendo como patrocinador principal a Vale, vão realizar o evento “Amazônia para Sempre”, protagonizado por um grande artista, a ser anunciado em breve. A apresentação acontecerá em um emblemático palco flutuante, em formato de vitória-régia, com cenografia e iluminação criadas para promover um encontro mágico entre a música e a natureza.
Além do show que será realizado no coração da floresta, com transmissão global, a cidade de Belém receberá um espetáculo gratuito com artistas regionais e nacionais, que serão divulgados em breve junto com o local que será realizado.
Enquanto esta data não chega, a convocação dos fãs para essa grande festa marcada para 2025 começa hoje, dia 21 de setembro, data em que o Rock in Rio celebra a música brasileira, com o “Dia Brasil”, formado exclusivamente por artistas nacionais. Diretamente do Palco Mundo um show de projeções (videomapping), luzes e imagens, exaltando a arte e elementos da floresta, ocupará toda a cenografia, iniciando uma contagem regressiva para este momento que levará uma mensagem importante para o país e o mundo.
O Amazônia para Sempre une o The Town e o Rock in Rio, com patrocínio principal da Vale, para convocar todos para as urgências socioambientais e a importância de se manter a maior floresta tropical do mundo preservada. O objetivo segue a mesma linha da COP 30, de unir as pessoas em torno de uma agenda global única, em prol de um mundo melhor e mais sustentável. A iniciativa reforça a importância da atuação efetiva nos desafios das mudanças climáticas, do aquecimento global, da transição energética e pela preservação da biodiversidade. Também está associada a um longo histórico de atuações na Amazônia por meio do pilar Por Um Mundo Melhor, da Rock World – empresa que criou e realiza os festivais Rock in Rio e The Town – como por exemplo o Amazonia Live, que já plantou 4 milhões de árvores na região amazônica desde 2016.
“Temos o compromisso de usar nossos festivais como ferramentas de engajamento Por Um Mundo Melhor. Essas quatro palavras resumem nosso propósito, valores, missão e cultura. Não há cenário de mundo melhor sem uma Amazônia preservada, na qual as pessoas e a natureza sejam valorizadas. O Amazônia para Sempre tem objetivo de dar visibilidade e contribuir para a proteção do clima e da biodiversidade do planeta. Vamos usar o poder de mobilização de Rock in Rio e The Town para atrair os olhares para esta causa tão importante”, afirmou Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza.
Evento conta com patrocínio principal da Vale
A Vale atua na região amazônica há quase 40 anos, o mesmo tempo de história do Rock in Rio, com o compromisso de manter a floresta em pé e refletir sobre as diversas formas de viver, conviver e criar na região. A empresa ajuda a preservar cerca de 1 milhão de hectares de florestas no mundo, sendo 800 mil só na Amazônia – uma área seis vezes maior que a cidade do Rio de Janeiro, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Pelo quarto ano consecutivo, a empresa, através do Instituto Cultural Vale, é a maior apoiadora da Cultura no Brasil, com destaque para o Pará e os outros estados onde atua.
“O projeto ‘Amazônia Para Sempre’ é mais um passo importante para consolidar a liderança do Pará na agenda de proteção da floresta amazônica. Estamos ao lado do Brasil e do Governo do Pará na realização da COP 30, que vai colocar Belém e a Amazônia no centro das atenções globais. Será uma oportunidade incrível para que o mundo conheça ainda mais a diversidade dessa região. Acreditamos que, juntos, podemos fazer a diferença por um mundo mais inclusivo, com a floresta amazônica preservada”, destaca Alexandre D’Ambrosio, vice-presidente executivo de Assuntos Corporativos e Institucionais da Vale.
Amazônia para Sempre lançará edital privado para financiar iniciativas locais
No âmbito de Amazônia para Sempre, The Town e Rock in Rio, em parceria com a Vale, lançarão um edital privado de 2 milhões de reais para financiar iniciativas locais que atuem com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo. Toda esta conversa visa à construção de um legado para as pessoas que vivem na região por meio de apoio aos projetos nas quais elas próprias são sujeitos e agentes de transformação. O objetivo é contribuir para a proteção do clima e da biodiversidade do planeta pelo cuidado com comunidades que vivem na Amazônia.
Documentário vai mostrar os bastidores do projeto na Amazônia
Amazônia para Sempre prevê ainda a produção de um documentário sobre os bastidores e a preparação desse show icônico que vai conectar a música ao ativismo climático para chamar atenção do mundo para a urgência do tema.
Sustentabilidade no DNA dos festivais Rock in Rio e The Town
Quando o assunto é sustentabilidade, o engajamento coletivo é tão importante e potente quanto na manifestação musical. O Rock in Rio e o The Town desenvolvem ações sociais e iniciativas sustentáveis com impactos de curto, médio e longo prazos e, em quatro décadas, foram investidos R$118 milhões em diferentes projetos de educação, música e reflorestamento e, desde 2013, o festival tem a certificação ISO 20121 – Eventos Sustentáveis. Com visão sistêmica e relatórios periódicos de sustentabilidade, Rock in Rio e The Town desenvolvem ações sociais para além dos milhões de empregos gerados e dos bilhões em impacto econômico dos eventos.
Reduzir e mitigar impactos ambientais são parte dos esforços de longo prazo. O The Town e o Rock in Rio visam engajar seus stakeholders com ações direcionadas aos parceiros, fornecedores, colaboradores e público. Conduzidos pelo propósito Por um Mundo Melhor, o compromisso é deixar um legado positivo e duradouro por onde passam. Compromisso que se repete no Amazônia Para Sempre, por meio do edital que vai contemplar iniciativas locais voltadas para a proteção da floresta e ao desenvolvimento sustentável.
Sobre Rock in Rio
1984 marca o início das preparações para a primeira edição do evento idealizado por Roberto Medina e que hoje, 40 anos depois, é considerado o maior festival de música e entretenimento do mundo – o Rock in Rio. A história do evento se entrelaça com a do entretenimento no Brasil, sendo responsável por colocar o país na rota dos eventos internacionais, já que pela primeira vez, um país da América do Sul sediou um evento musical dessa magnitude. Em uma área de 250 mil m2, em Jacarepaguá, durante dez dias, 1 milhão e 380 mil pessoas foram iluminadas pela primeira vez e começaram a fazer parte do grande espetáculo. No palco — o maior do mundo na época, com 80m de boca de cena — 15 atrações nacionais e 16 internacionais. Originalmente organizado no Rio de Janeiro, o festival ganhou o mundo chegando a Lisboa (Portugal), onde é realizado até hoje, passando por Madrid (Espanha) e Las Vegas (USA).
Desde a primeira edição, já gerou mais de 265 mil empregos diretos e indiretos e, apenas na última, em 2022, um impacto econômico de mais de 2 bilhões na cidade do Rio de Janeiro. Também na edição passada, o Rock in Rio foi considerado patrimônio cultural imaterial do estado do Rio de Janeiro. Pelas Cidades do Rock, desde 1985, já passaram mais de 11.6 milhões de visitantes, que assistiram a mais de 4.666 artistas em 141 dias de magia. Dentre os números gigantes do festival, mais de 64 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais apenas em 2022 e mais de 12 milhões de fãs online.
O ano de 2024 está sendo de muitas comemorações para o Rock in Rio. O ano em que tudo começou, 40 anos depois, deu início às celebrações. E a festa brasileira está ocorrendo nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro de 2024, no Parque Olímpico, Rio de Janeiro; e a lisboeta também: 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024, no Parque Tejo. Das 23 edições anteriores, nove ocorreram no Brasil (1985, 1991, 2001, 2011, 2013, 2015, 2017, 2019 e 2022), dez em Portugal (2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014, 2016, 2018, 2022 e 2024), três na Espanha (2008, 2010 e 2012) e uma nos Estados Unidos (2015).
Sobre The Town
Dos mesmos criadores do Rock in Rio, The Town estreou na grande metrópole no dia 2 de setembro de 2023, e seguiu durante os dias 3, 7, 9 e 10, no Autódromo de Interlagos, em uma área de 360 mil m2, que passou por diversas transformações. O novo festival já se posiciona como um evento de grande relevância, não apenas para a capital paulista, como também para todo o Brasil.
Com 500 mil ingressos vendidos, o evento teve mais de 235 horas de música, contou com seis palcos, onde o público pode imergir em novas e inesquecíveis experiências. Com cenografia inspirada em ícones da arquitetura paulistana e apresentando uma diversidade única de ritmo e união de tribos, The Town chegou a São Paulo com apoio, força e empoderamento de gente grande. De acordo com uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas o impacto econômico foi de R$1.7 bilhão, o maior já visto na capital, além de uma geração de mais de 19 mil empregos diretos.
Sobre a Vale
A Vale é uma mineradora global que existe para melhorar a vida e transformar o futuro juntos. Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atuação global. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2.000 quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos distribuídos pelo mundo. A Vale tem as ambições de ser reconhecida pela sociedade como referência em segurança, a melhor operadora e a mais confiável, uma organização orientada aos talentos, líder em mineração sustentável, e referência em criação e compartilhamento de valor.