Pesquisar
Close this search box.

Ampliação da ETA II avança e vai beneficiar mais de 165 mil moradores de Parauapebas

Fiscalização rigorosa garante qualidade na produção dos tanques que vão ampliar a capacidade de tratamento e abastecimento de água em Parauapebas

A obra de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA II) de Parauapebas segue em ritmo acelerado e trará um impacto positivo direto para a vida de cerca de 165 mil habitantes. Como parte dessa etapa, técnicos do Programa de Saneamento Ambiental, Macrodrenagem e Recuperação de Igarapés e Margens do Rio Parauapebas (Prosap) estiveram recentemente no Rio Grande do Sul para fiscalizar a fabricação dos equipamentos que serão utilizados no município.

A visita técnica foi realizada em uma fábrica localizada em Estância Velha, região metropolitana de Porto Alegre, onde estão sendo produzidos os módulos de tratamento de água que serão instalados na ETA II. O objetivo foi garantir a qualidade dos materiais e o cumprimento rigoroso do projeto e dos prazos.

Qualidade garantida na origem
O engenheiro mecânico e fiscal de obras do Prosap, Daniel Magalhães, explicou a importância do acompanhamento presencial: “Fomos verificar se os módulos estão sendo fabricados com a qualidade exigida e dentro do cronograma. Depois de entregues, não será possível fazer ajustes ou correções, por isso, essa fiscalização é fundamental”.

Os técnicos acompanharam de perto a produção dos quatro módulos de floculação, que fazem parte da etapa inicial do tratamento da água. Em seguida, serão produzidos os tanques de decantação, essenciais para a continuidade do processo.

O engenheiro civil e também fiscal da obra, Fábio Felisberto, destacou a realização do teste de estanqueidade, fundamental para detectar possíveis vazamentos antes da pintura e montagem. “Analisamos também as soldas e verificamos se as dimensões dos tanques estão em conformidade com as bases de concreto já construídas em Parauapebas”, explicou.

Investimento em eficiência e capacidade
Ao todo, serão instalados 10 tanques de tratamento de água:

  • 4 floculadores
  • 4 decantadores
  • 2 filtros

A base onde os equipamentos serão montados já está 80% concluída e ocupa uma área de 855 metros quadrados. Só para se ter ideia das proporções, cada floculador possui 14 metros de comprimento, 3,66 metros de largura, 3,4 metros de altura e pesa cerca de 4 toneladas.

Logística e ampliação do sistema
O transporte dos tanques será realizado em etapas, devido ao tamanho das peças e à distância entre o Rio Grande do Sul e Parauapebas. A previsão é que cada viagem leve de 10 a 15 dias, com um total de oito carregamentos para trazer todos os equipamentos.

Além dos novos módulos, a ampliação da ETA II contempla a instalação de um reservatório com capacidade para 960 mil litros de água, somando-se aos já existentes (de 1.500 m³ e 2.500 m³). Isso garantirá uma maior capacidade de armazenamento e distribuição de água tratada para a população.

Mais água, mais qualidade de vida
Com a ampliação, a ETA II terá condições de atender a demanda crescente da cidade, garantindo mais eficiência no abastecimento e qualidade de vida para milhares de famílias.

Thiago Batista, Engenheiro e Coordenador do Prosap disse: “A ampliação da ETA II é uma das obras mais importantes do nosso programa, porque impacta diretamente na qualidade de vida da população. Nosso compromisso é garantir que cada etapa seja executada com máxima qualidade, desde a fabricação dos equipamentos até a instalação final. Esse acompanhamento técnico é fundamental para evitar problemas futuros e assegurar que Parauapebas tenha um sistema de abastecimento de água mais eficiente, preparado para atender a demanda atual e futura da cidade”.

O Prosap segue monitorando de perto cada etapa do processo, assegurando que a obra seja entregue com excelência e no prazo previsto.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
1
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário