Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Anunciando mudanças, Wanterlor Bandeira assume a SEMSI

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

“O que há de novo é o diálogo, aberto, franco e transparente, com todos coordenadores ligados à SEMSI, com a Guarda Municipal e com a sociedade”. Com este pensamento, Wanterlor Bandeira assumiu oficialmente, na manhã desta segunda-feira, 30, a gestão da SEMSI – Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão de Parauapebas.

Bandeira diz que o diálogo é o mínimo que se deve ter para levar de volta às ruas a Guarda Municipal e manter o DMTT – Departamento Municipal de Trânsito e Transporte. Um trabalho que ele terá a participação do GGIM – Gabinete de Gestão Integrada Municipal, com quem o novo gestor quer restabelecer o diálogo, envolvendo todos os setores de segurança (PM, PC, Judiciário, MP, Defensoria Pública, Meio Ambiente, DETRAN, CBMPA), para que se possa começar a discutir e pensar as ações preventivas.


Wanterlor faz as contas de que o GGIM tem recurso federal destinado a eles, que podem ser buscados tanto para a Guarda Municipal usar no trabalho de coibir as infrações da Lei Maria da Penha, como também para a Ronda Escolar. “É momento de reestruturar e planejar para que estas ações possam ser notadas no município”, enfoca.

Quanto ao Sistema de Monitoramento, também conhecido como C. C. O, Wanterlor diz ser necessário reativar o que não esteja funcionando, dar manutenção frequente e ampliar a cobertura, dando ao serviço um caráter diferenciado. Ele diz que irá priorizar os logradouros públicos para que a Guarda Municipal possa monitorar, intervir e agir em tempo que venha coibir os delitos. Para isto, Bandeira diz que já está sendo feito um processo para aquisição de mais câmeras e a manutenção das já existentes. “Temos boa parceria com a Vale no partilhar da experiência com monitoramento. E ainda a doação de um prédio na Rodovia PA-275, entre Parauapebas e UFRA – Universidade Federal Rural da Amazônia, que destinado para a Guarda Municipal”, diz Wanterlor, dando conta de que são boas as notícias para a Guarda Municipal, que breve deverá retornar às ruas com as condições de trabalho necessárias, treinamento, qualificação e formação para que os servidores possam cumprir seu papel mais cidadão e menos polícia.

O novo gestor da SEMSI anunciou ainda que as mudanças ocorrerão em todos os setores ligados à secretaria, sendo no DMTT, Guarda Municipal e demais órgãos. Mas tranquiliza e afirma que as modificações ocorrerão lentamente, para que não venham afetar o bom andamento das instituições. Para isto, ele contará com a cooperação de sua adjunta, Eliane Andrade, ex-secretária de Habitação na gestão do ex-prefeito Valmir da Integral.

Reportagem: Francesco Costa / Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também