Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Aplicação de recursos da Cfem passa por mudanças em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Vereadores de Parauapebas aprovaram em segunda e última votação, na sessão da última terça-feira (12), a Proposta de Emenda à Lei Orgânica do Município (LOM) nº 4/2017, que altera o modo de aplicação dos recursos oriundos da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (Cfem) no município.

A proposição altera o Artigo 98 da LOM, retirando o trecho que proíbe a aplicação da Cfem em despesas correntes e inclui ao Inciso I, deste mesmo artigo, a segurança pública como setor que deverá ser contemplado com a contribuição, assim como a educação, saúde e a assistência social.


A proposta de emenda é de autoria dos vereadores José Pavão (PSDB), Horácio Martins (PSD), Francisca Ciza (DEM), Ivanaldo Braz (PSDB), João do Feijão (PV), Marcelo Parcerinho (PSC) e Zacarias Marques (PSDB).

Tramitação

A matéria foi analisada pelas comissões de Constituição, Justiça e Redação; de Finanças e Orçamento; e de Mineração, que emitiram parecer conjunto pela aprovação.

Os parlamentares alegaram no documento que no ano de 2009, quando a Lei Orgânica do Município vigente foi publicada, não havia muita preocupação com a segurança pública. Prova disso é que não existia secretaria específica para cuidar dessa área, tampouco havia guarda municipal instituída. Atualmente, existe a Secretaria Municipal de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão e também a Guarda Municipal.

Como se trata de uma emenda à LOM, a proposição passou por duas votações e será promulgada pela Mesa Diretora da Casa de Leis.

Reportagem: Nayara Cristina / Revisão: Waldyr Silva

Publicidade

Veja
Também