Está chegando o grande dia. Um dia que ficará marcado na história da Família Barreto. É que o garimpeiro Vanderley Barreto de Souza, de 58 anos de idade, que sumiu do convívio da família há cerca de 40 anos, finalmente reencontrará os irmãos que moram em São Paulo.
Ele passará a morar na casa da irmã mais velha, dona Odete Barreto. A família morava no Bairro dos Imigrantes, nas imediações do depósito do Gás Butano, em Imperatriz (MA). Eu localizei os familiares do Vanderley dia 7 de fevereiro em Imperatriz e em São Paulo, depois que a foto dele foi divulgada nas redes sociais. Ele estava internado no Hospital Municipal de Jacareacanga (PA), após sofrer um AVC na comunidade garimpeira de Cabaçal, nas proximidades de Jacareacanga.
Com o apoio do consultor e auditor de empresas, atualmente aposentado, Odilon Neto Dantas Cordeiro, da Loja Maçônica Obreiros do Crepuri 4868, Distrito Crepuzirão, em Itaituba-PA (que divulgou em grupos da maçonaria a foto com a mensagem dizendo que o garimpeiro queria localizar parentes em Imperatriz-MA, após receber o pedido de um amigo-irmão maçom, Francivalber, Sargento da reserva da Polícia Militar do Pará) e de outros irmãos maçons, Vanderley embarcou hoje às 10h numa lancha em Itaituba e segue para Santarém, onde chegará por volta de 18h. Lá, será levado para um hotel, onde descansará e neste domingo (2) às 10h embarca para Guarulhos (SP). O voo fará conexões e ele desembarcará em Guarulhos por volta de 21h30 deste domingo. O grupo de maçons está dando todo suporte de passagens, hospedagem, alimentação e mais um recurso para que o Vanderley possa comprar a medicação necessária para o seu tratamento ainda por algumas semanas. Os irmãos aguardam a chegada dele com muita expectativa.
Este é o 17º caso que consegui desvendar desde 2018, quando morava em Parauapebas (PA), e localizei em Brasília e em Formosa (GO) os familiares do saudoso andarilho maltrapilho Gabriel Costa de Carvalho, que ficou mais de 10 anos longe da família. E o primeiro caso após a pandemia. Depois de 2 anos, estou retomando os trabalhos investigativos de localização de pessoas desaparecidas e fazendo mais uma família feliz.
Desta vez contei com o apoio do amigo investigador Lucas Júnior, do Rio de Janeiro, e consegui localizar o irmão do Vanderley, o motorista Antônio Carlos Barreto, em São José do Rio Preto (SP). Ele confirmou ser irmão do Vanderlei e passou o contato da irmã que mora em Imperatriz, a dona Maria Valdelívia Barreto de Sousa. Ela e o marido Raimundo Gonçalves Monteiro residem numa chácara na Vila Conceição II, depois da Vila Lagoa Verde, no município imperatrizense. Raimundo me passou o contado da cunhada Odete e todos os irmãos foram informados sobre a localização do garimpeiro. A emoção foi grande demais quando souberam da notícia de que o Vanderley está vivo.
O pai do Vanderlei, Francisco da Conceição de Souza era cearense, e a mãe, Elzenilde Barreto de Souza, piauiense. O casal, já falecido, chegou a Imperatriz em 1972. Seu Francisco trabalhou muitos anos no Gás Butano em Imperatriz. Em 1994 a filha mais velha do casal, Odete, resolveu ir morar em São Paulo. Depois, na medida do possível, foi levando os pais e os irmãos para a capital paulista. Hoje, ela mora em Carapicuíba, na região metropolitana de São Paulo. Também moram lá em irmãs Dulce e Nazélia. O irmão mais novo, o motorista Antônio Carlos Barreto, reside em São José do Rio Preto (SP), onde também mora a irmã Francisca.
Quem desejar localizar algum parente desaparecido, é só entrar em contato comigo pelo WhatsApp
(94) 99222-7140. Abraço, Lima Rodrigues.
Por Lima Rodrigues, de Imperatriz (MA)
Foto 1: Vanderley chegando à lancha no porto de Itaituba (PA)
em companhia do irmão maçom João Acácio Ferreira Kovalski
Foto: Vanderley já dentro da lancha que o levará até Santarém (PA)