Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Após afastamento de diretor por acusação de assédio sexual, IFPA faz consulta pública

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Foto: Salviano Machado

Em 2018, o diretor do IFPA campus Parauapebas, Rubens Chaves Rodrigues, foi afastado das funções após as denúncias de assédio contra estudantes chegarem à reitoria da instituição.

Ele e mais quatro servidores denunciados passam a responder também administrativamente. O IFPA informou que toda denúncia de assédio contra estudantes ou servidores é apurada pela Instituição.


Um comissão composta por alunos e funcionário foi montada

O edital 004/2019, redigido pela Comissão de Consulta Pública Local (CCPL) do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Parauapebas, conforme instituiu a portaria n° 2271/2018/GAB, do dia 22 de novembro de 2018, dá abertura ao processo de consulta à comunidade escolar para a escolha do candidato ao cargo de Diretor Geral Pro-Tempore do IFPA campus Parauapebas.

O documento designa uma comissão, composta por membros descritos na portaria n° 2271/2018/GAB, do dia 22 de novembro de 2018, servidores do IFPA, que coordenará o processo de consulta à comunidade escolar.

O Edital estabelece ainda as regras para as inscrições dos candidatos a Diretor Geral Pro-Tempore. Define o prazo que os candidatos têm para a Campanha Eleitoral que está descrito no cronograma do Edital. E o processo de consulta pública para a escolha será efetuado através de cédulas de papel. Cabe à Comissão de Consulta Pública Local realizar a divulgação, organização, publicação da relação de inscritos e votantes aptos.

O edital está disponível aqui.

O despacho autorizando o Edital disponível aqui.

O CASO

No dia 4 de outubro, o Conselho Tutelar esteve no campus de Parauapebas para iniciar as apurações sobre uma denúncia de assédio sexual do diretor geral do campus contra alunas da instituição de ensino. As denúncias e comentários tomaram conta das redes sociais.

Afastamento

A decisão de afastamento do Diretor Geral, também incluiu o seu afastamento das dependências do Instituto, porém, de acordo fontes do Portal Canaã, o diretor já circula nas dependência do instituto causando mau estar e tensão entre dos os colaboradores e alunos.

Publicidade

Veja
Também