Após eleição, cinco Conselheiros Tutelares são empossados em Parauapebas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Com 107 inscritos para a primeira fase a eleição do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente, foi concluída na noite de ontem, 10, domingo, com a posse dos 5 conselheiros titulares e seus respectivos suplentes que exercerão um mandato de 4 anos: 2016 a 2019.

Foram empossados:


Marcia Aguiar Barros (Eleita com 1.134 votos);
Walrismar Santos Nascimento (Eleito com 1.038 votos);
Maria Dias da Silva (Eleita com 942 votos);
Neil Armstrong (Eleito com 797 votos);
Adajangela Santos Nascimento (Eleita com 559 votos);

Suplentes:

Arlete Sacramento;
Rone Walter Silva Moreno;
Marcileide Oliveira;
Márcia de Jesus;
Wanderlei da Costa;
Alverlene Girão;

Todos os candidatos eleitos e seus respectivos suplentes receberam treinamento e agora sucedem os conselheiros que aqui encerram seus mandatos: Ozeias Leão, Alverlene Rocha Girão, Ivanildo Braga da Silva, Márcia Mendes Leão e Letícia do Socorro.

O ato, ocorrido no Plenarinho da Câmara Municipal de Parauapebas, contou com as presenças do Secretário Municipal de Assistência Social, Alex Fontenele; do prefeito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano; do vereador Marcelo Parceirinho; do presidente do COMDCAP (Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente), Aldo Lindoso Serra e de vários representantes da sociedade além de outras autoridades municipais.

Quem representou na mesa os conselheiros que deixaram seus mandatos foi Ozeias Leão, e em seu pronunciamento cobrou mais apoio das autoridades, afirmando que as crianças precisam estar no orçamento. Ozeias avaliou como positiva a gestão da equipe que ora encerra seus mandatos e disse ter sido um desafio. “Não deixaremos de ser conselheiros, pois continuaremos defendendo os direitos das crianças e dos adolescentes, apenas agora seremos chamados de ex-conselheiros”, afirmou Ozeias Leão.

Valmir Queiroz Mariano falou, em seu pronunciamento, das ações voltadas para as crianças e adolescentes, citando prioritariamente a construção de várias escolas. “Quando assumimos o governo não tínhamos nenhuma creche, mas encerraremos nosso mandato com todas as crianças tendo creches”, se comprometeu Valmir Mariano, qualificando isso como o mínimo que deverá fazer.

Ao final todos os conselheiros e suplentes receberam seus respectivos diplomas e foram declarados empossados pelo prefeito Valmir Queiroz Mariano.

Detalhes

Nenhum dos conselheiros da gestão encerrada no ato daquela posse foi reeleito, apenas a conselheira Alverlene Girão conseguiu a colocação como suplente. Mesmo assim a nova equipe do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente contará com a experiência de Neil Armstrong que teve dois mandatos no município de Redenção e agora desempenhará seu terceiro em Parauapebas.

Os membros empossados naquele ato assumiram o Conselho Tutelar 1, cuja jurisdição compreende o lado sul da Rodovia PA-275, onde ficam os bairros União, Rio Verde, Liberdade, Da Paz, Nova Carajás, Guanabara, Complexo VS-10, Complexo Caetanópolis e todos os demais nesta parte da cidade.

A eleição para Conselheiro Tutelar da Criança e do Adolescente ocorreu em todo o país na mesma data, 4 de outubro, sendo a posse no mesmo dia, 10 de janeiro, para mandato de 4 anos. A próxima eleição ocorrerá em 2019 quando serão eleitos membros para os dois conselhos existentes em Parauapebas.

Reportagem: Francesco Costa – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

veja também