Pesquisar
Close this search box.

Após estiagem em reservatório, Saaep garante água aos moradores do Complexo Tropical

As equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) têm se empenhado para garantir o abastecimento de água em todo o município.

No entanto, devido ao baixo volume de água na barragem do complexo Tropical (formado pelos bairros Tropical I, Tropical II e Ipiranga), uma nova dinâmica foi idealizada para aquela área.

Com o trabalho liderado pela gestora do Saaep, Francisquinha Vieira, parte da população daquela área já conta com água potável diretamente em suas torneiras. A Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro está recebendo água do Bairro Betânia e repassando para algumas residências.

Francisquinha Vieira - Gestora do SAAEP
Francisquinha Vieira – Gestora do SAAEP

O restante das casas está recebendo apoio de 10 caminhões pipas, que abastecem as caixas d´água a cada três dias. Esses caminhões realizam um roteiro pré-determinado pela diretoria de operações percorrendo quadra por quadra do complexo. Há ainda dois poços artesianos do Bairro Vale do Sol que bombeiam água para a rede do Ipiranga.

Mesmo assim, todas essas ações são temporárias. Para resolver o problema de abastecimento de água nos três bairros, um projeto de captação foi desenvolvido a pedido do Prefeito Valmir Mariano (PSD) que acionou a titular do Saaep Francisquinha Vieira, que por sua vez solicitou que o departamento de engenharia do Saaep tomasse providências. “Preparamos um projeto que terá cerca de 3.600 metros de comprimento e irá coletar água diretamente do Rio Parauapebas”, garante o diretor operacional, José Francisco. “Paralelo a ação do Complexo Tropical, o SAAEP tem realizado ações de interligações de água na Palmares Sul, no Parque das Nações, serviços de manutenção e prevenção nas redes de água e esgoto em diversos bairros e ainda atividades de educação ambiental “, disse.

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0

Leia mais

Deixe seu comentário