Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Após estiagem em reservatório, Saaep garante água aos moradores do Complexo Tropical

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

As equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas (Saaep) têm se empenhado para garantir o abastecimento de água em todo o município.

No entanto, devido ao baixo volume de água na barragem do complexo Tropical (formado pelos bairros Tropical I, Tropical II e Ipiranga), uma nova dinâmica foi idealizada para aquela área.


Com o trabalho liderado pela gestora do Saaep, Francisquinha Vieira, parte da população daquela área já conta com água potável diretamente em suas torneiras. A Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro está recebendo água do Bairro Betânia e repassando para algumas residências.

Francisquinha Vieira - Gestora do SAAEP
Francisquinha Vieira – Gestora do SAAEP

O restante das casas está recebendo apoio de 10 caminhões pipas, que abastecem as caixas d´água a cada três dias. Esses caminhões realizam um roteiro pré-determinado pela diretoria de operações percorrendo quadra por quadra do complexo. Há ainda dois poços artesianos do Bairro Vale do Sol que bombeiam água para a rede do Ipiranga.

Mesmo assim, todas essas ações são temporárias. Para resolver o problema de abastecimento de água nos três bairros, um projeto de captação foi desenvolvido a pedido do Prefeito Valmir Mariano (PSD) que acionou a titular do Saaep Francisquinha Vieira, que por sua vez solicitou que o departamento de engenharia do Saaep tomasse providências. “Preparamos um projeto que terá cerca de 3.600 metros de comprimento e irá coletar água diretamente do Rio Parauapebas”, garante o diretor operacional, José Francisco. “Paralelo a ação do Complexo Tropical, o SAAEP tem realizado ações de interligações de água na Palmares Sul, no Parque das Nações, serviços de manutenção e prevenção nas redes de água e esgoto em diversos bairros e ainda atividades de educação ambiental “, disse.

Publicidade

Veja
Também