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Após prefeitura anunciar processo licitatório, Central afirma que passagem de micro-ônibus ficará mais barata

Como foi noticiado AQUI no Portal Pebinha de Açúcar, a Prefeitura de Parauapebas deu mais um passo para o avanço do Plano de Mobilidade Urbana (PMU), sendo que a Secretaria de Segurança Institucional e Defesa do Cidadão (Semsi), responsável pela elaboração do plano, protocolou na última quinta-feira, 04, a solicitação da autorização para o início do processo licitatório, na modalidade concorrência, para prestação do serviço de transporte público de passageiros. O pedido foi feito ao Comitê de Contingenciamento e Monitoramento de Gastos (CCM) que, após autorização, encaminhará o processo à Central de Licitação e Contratos (CLC) para as medidas legais cabíveis.

O novo sistema de transporte público coletivo está previsto no PMU e deve contar, inicialmente, com uma frota de 78 veículos, entre micro-ônibus e ônibus leve e pesado. Também contará com monitoramento por meio de câmeras de segurança e acessibilidade para pessoa com deficiência, inclusive, painéis em braile para identificação dos veículos, conforme normas técnicas.

Central se movimenta

Após o anúncio de abertura do processo licitatório em que novas empresas podem se candidatar, inclusive ocupar o espaço comandado atualmente pela Central das Cooperativas que opera o sistema de micro-ônibus que circula no transporte público de Parauapebas, a entidade usou sua assessoria de imprensa para comunicar que a passagem do transporte público “ficará mais barata”.

Confira abaixo o texto encaminhado ao Portal Pebinha de Açúcar:

“A redução é de R$ 1,00 e o valor cairá de R$ 5,00 para R$ 4,00; conforme informado pela direção da concessionária do serviço de transporte público de Parauapebas, a CENTRAL – Cooperativa do Transporte Público de Parauapebas.
Mas, o valor é válido nos feriados e fins de semana para quem fizer uso do cartão PASSE FÁCIL, já tendo início da cobrança do novo preço neste sábado, 13 de agosto, se estendendo nos dias 14 e 15, já que esse último se trata do feriado da Adesão do Pará, sendo feriado estadual. “Criamos esse incentivo para que as pessoas, além de utilizar o transporte público, também façam uso do cartão, o que melhora para os usuários e também para a CENTRAL”, explica o presidente da CENTRAL, Francisco Brito, detalhando que os que pagaram com dinheiro em espécie continuará a pagar o valor estabelecido que é de R$ 5,00.
Ainda de acordo com Brito, além do preço reduzido, durante os feriados e finais de semanas, com o uso do cartão PASSE FÁCIL, o transporte público ganhará mais agilidade, pois, quanto mais pessoas usando o cartão menos tempo o veículo fica parado o que, no final da rota, dá um saldo de vários minutos; já que a demora nas paradas de ônibus se dá em decorrência do pagamento que ainda é feito em dinheiro por alguns usuários e como, com a implantação do novo sistema não foi incluso cobrador, quem faz a transação de receber o pagamento do passe e devolver o troco ao usuário é o próprio motorista e só depois dessa transação a viagem é retomada. “O ganho é para todos. Inclusive evitando que haja assaltos nos veículos”, cita Brito, lembrando que, antes do sistema ser implantado, haviam casos desta modalidade criminosa com certa frequência.

Como adquirir e manter o CARTÃO PASSE FÁCIL?
O CARTÃO PASSE FÁCIL pode ser adquirido em 19 pontos de vendas espalhados em Parauapebas, sendo que nos mesmos locais podem ser adquiridos os primeiros créditos por meio de recarga. Os locais podem ser encontrados através do APP central transportando vidas.
Após instalado, escolha o ícone VENDAS e veja a lista dos locais de vendas. Para adquirir o cartão passe fácil o interessado deve comparecer no posto de cadastro localizado na rua Sol Poente esquina com a Rua Mato Grosso no bairro da Paz, munido de documentos de identificação federal com foto e CPF, informar endereço residencial e telefone de contato, para que o cartão seja feito de forma nominal. “Com o cartão cadastrado no CPF do usuário é possível recuperá-lo em caso de perda ou roubo”, explica Brito, orientando que em casos assim, basta o usuário comparecer ao escritório da CENTRAL e pedir a segunda via do cartão, sendo a primeira via cancelada e os créditos inseridos no novo cartão”.

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