Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Após reunião no Ministério Público, PA-275 é liberada em Curionópolis

Os manifestantes encabeçaram um movimento que exige do Governo do Estado do Pará que conceda Licença Ambiental para que a mineradora Vale amplie sua capacidade de produção no projeto mineral e que consequentemente não dê férias coletivas para cerca de 600 trabalhadores.

Promessa

No final da tarde desta quarta-feira (16) aconteceu uma reunião no Ministério Público em Parauapebas, e de acordo com informações obtidas pela equipe de reportagens do Portal Pebinha de Açúcar, líderes do movimento denominado “Só Queremos Trabalhar”, com a presença do Prefeito de Curionópolis Chamonzinho e outras lideranças conversaram com o Promotor Hélio Rubens, que por sua vez fez contato com o Secretário Estadual de Meio Ambiente do Pará e, este, se comprometeu em um prazo de 15 dias finalizar o processo de Liberação da Licença Ambiental para a mineradora Vale.

Prefeito Chamonzinho e representantes dos trabalhadores se reuniram com o Promotor Hélio Rubens
Prefeito Chamonzinho e representantes dos trabalhadores se reuniram com o Promotor Hélio Rubens

Os manifestantes se comprometeram em liberar a Rodovia PA-275, porém, se as reivindicações não forem atendidas por parte do Governo do Pará em 15 dias e o compromisso firmado não for cumprido, o Movimento promete fechar novamente a via.

Impasse

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente do Pará informou que a licença de operação da empresa ainda não foi liberada porque há pendências em algumas condicionantes do projeto. A Sema disse ainda que o pedido de aumento da produção da mina Serra Leste está sendo analisado.

Por sua vez, a mineradora Vale informou que enviou todos os documentos necessários à Semma para que a licença fosse renovada e que pela falta da licença de operação do projeto, vai conceder licença remunerada aos empregados da mina e que durante a vigência da licença remunerada, os empregados vão ter direito a uma remuneração equivalente a metade do salário-base, além dos benefícios previstos no acordo coletivo de trabalho.

Amanhã a nossa equipe de reportagem publicará uma reportagem completa sobre a reunião realizada no Ministério Publico em Parauapebas.

Reportagem: Bariloche Silva – Da redação do Portal Pebinha de Açúcar

Qual sua reação para esta matéria?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
Ei, Psiu! Já viu essas?

Deixe seu comentário