Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Apuração da eleição para escolha de Conselheiro Tutelar deve ser concluída até o meio dia

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Ocorrida ontem, domingo (6), quando em vários pontos de votação expostos nas zonas rural e urbana, onde vários eleitores compareceram para a escolha de 10 representantes para ocupar as vagas nos dois Conselhos Tutelares existentes na cidade. Apuração das urnas está acontecendo neste momento.

O ato, ocorrendo no Auditório da Câmara Municipal de Parauapebas, iniciou ontem por volta das 21h00 e já apurou, 39 urnas, em percentual, 78% das 50 urnas usadas no processo, sendo que faltam apenas 11 para serem contadas.


No local, candidatos, fiscais e membros da Comissão Eleitoral, Conselheiros Municipais de Direitos, representantes do Ministério Público, autoridades públicas e outras pessoas, devidamente autorizadas pela Comissão Especial, trabalham para concluir até ao meio dia de hoje, segunda-feira (7); momento em que será anunciada a relação preliminar dos candidatos eleitos, devendo ser afixado no quadro de avisos da Prefeitura, da Câmara Municipal, da Secretaria Municipal de Assistência Social, do COMDCAP, Ministério Público e no link www.comdcap.parauapebas.pa.gov.br.

Dificuldades – A votação, feita através de cédulas de papel, gerou muitas filas, apesar de tratar-se de voto facultativo. O número de urnas, em relação à eleição anterior, ocorrida em 2015, teve sua quantidade dobrada, bem como o número de eleitores que, este ano passou de 20 mil.

De acordo com o presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMCDAP), Aldo Serra, o aumento no número de pessoas que compareceram às urnas se deu pela divulgação feita através das redes sociais e do apoio dado pelo Poder Público. “Temos que nos preparar para que na próxima eleição. Precisamos ter urnas eletrônicas eletrônicas, para que haja celeridade no ato de votação e também na apuração”, planeja Aldo Serra.

Impetração de recursos – Contra o resultado preliminar da eleição, caberá recurso à Comissão Especial Eleitoral, que deverá ser apresentado em petição escrita e fundamentada, sito a Rua E, nº 669 – Cidade Nova – Parauapebas/PA, no horário compreendido entre 8h às 14h, no período compreendido entre os dias 8 a 10 de outubro.
O julgamento dos recursos pela Comissão Especial Eleitoral ocorrerá do dia 11 a 14, e o resultado será publicado no dia 15.

Serão considerados eleitos Conselheiros Tutelares titulares os 10 candidatos mais votados e suplentes os candidatos subsequentes até a vigésima posição.

Após a publicação final dos eleitos, será facultado aos candidatos titulares e suplentes, em ordem decrescente de votação, a escolha de atuação no Conselho Tutelar I ou no Conselho Tutelar II de Parauapebas, ficando os últimos candidatos condicionados às vagas disponíveis em cada órgão.

Ao todo concorreram 28 candidatos, que foram os seguintes:
Gardenha, Tereza, Alzenir, Carlene, Vanderlei, Márcia de Jesus, Aninha, Ivan, Maria do Socorro, Márcia Barros, Valrismar, Igor, Mara, Nil, Frankão, Edileusa, Abrãao, Neta, Laís Souza, Hilka, Rosane, Nathyele, Rodrigo, Elenilton, Daniela, Vanda, Edoilosn, e Líbia.

Acompanhe a apuração ao vivo:

Publicidade

Veja
Também