Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Área dos “pés inchados”: Violência, tráfico de drogas e falta de atenção das autoridades

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

O município de Parauapebas conta com uma das secretarias municipais de assistência social mais ricas de todo o Brasil, porém, o quesito assistencial na cidade vem deixando muito a desejar.

Um exemplo claro disso está no bairro Cidade Nova, nas proximidades da antiga Feira do Produtor Rural, onde existe uma área denominada de “pés inchados”. O apelido foi dado devido ao grande número de moradores de ruas que ficam pela localidade praticamente abandonados.


Criminalidade em alta
Na área dos “pés inchados” a criminalidade está em alta, prova disso são mais de três homicídios registrados no local no ano de 2014, e também as inúmeras apreensões de pessoas envolvidas no tráfico de drogas naquela localidade.
As autoridades precisam se movimentar urgente, caso contrário, a área dos “pés inchados” vai continuar sendo notícia triste nos principais veículos de comunicação de Parauapebas e região.

A Secretaria de Assistência Social lançou o Centro Pop, porém, o programa conta com falhas
A Secretaria de Assistência Social lançou o Centro Pop, porém, o programa conta com falhas

Centro Pop
Na gestão da atual titular da Secretaria Municipal de Assistência Social, Leudicy Leão, a Prefeitura Municipal de Parauapebas financiou um programa chamado Centro Pop.

Na teoria, o Centro Pop é uma unidade de atendimento à população em situação de rua. As ações desenvolvidas pelo Centro POP devem integrar-se às demais ações da política de assistência social, dos órgãos de defesa de direitos e das demais políticas públicas – saúde, educação, previdência social, trabalho e renda, moradia, cultura, esporte, lazer e segurança alimentar e nutricional, de modo a garantir à promoção dos direitos, o fortalecimento da autonomia e potencialidades dessa população, a construção de novas trajetórias de vida e reinserção familiar e/ou comunitária, porém, na prática, a realidade do programa é bem diferente, tendo em vista que na área dos “pés inchados”, muitas pessoas estão aptas a serem beneficiadas pelo programa, porém, não são e acabam entrando muitas das vezes nas estatísticas de criminalidades e no mundo das drogas.

 

Centro Pop foi inaugurado no ano de 2014
Centro Pop foi inaugurado no ano de 2014

Um dos “pecados” encontrados no Centro Pop, é que os atendimentos dos beneficiados acontece apenas de segunda à sexta-feira, das 8h00min às 18h00min, sendo que após esses horários, os beneficiados do programa são obrigados a voltarem para as ruas e na grande maioria das vezes, acabam voltando para o mundo do alcoolismo e drogas.

Uma alternativa para que o problema na área dos “pés inchados” fosse resolvido, seria se o Centro Pop recebesse os moradores de rua e os deixassem internados até que a recuperação dos mesmos fosse constatada.

Reportagem: Bariloche Silva – Da Redação do Portal Pebinha de Açúcar

Publicidade

Veja
Também