Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Associação de Palmares Sul incentiva empreendedores na comunidade com a parceria da Vale

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Durante seis meses, empreendedores da comunidade de Palmares Sul participaram de capacitação nas áreas de cooperativismo e gestão de pequenos negócios. A iniciativa foi desenvolvida a partir de parceria entre a Associação de Moradores de Palmares Sul e a Vale, com consultoria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

A iniciativa integra o Plano de Relacionamento com Comunidades (PRC) da Vale desenvolvido, com o objetivo de apoiar o município de Parauapebas na diversificação econômica. Os projetos sociais são indicados e discutidos junto com a comunidade nas localidades próximas a operação da empresa.


Para o presidente da associação de moradores de Palmares Sul, Evaldo Fildeles, a ação amplia conhecimento e incentiva uma visão empreendedora. “O primeiro passo foi dado e este investimento está sendo feito no coletivo. Eu acredito que essas iniciativas ajudam a despertar nas pessoas, a curiosidade de criarem novas saídas e a não viver preso em uma única economia”, destaca.

Em 2016, a comunidade foi beneficiada com capacitação na área de costura, além de uma ateliê com 13 máquinas. “Ao apoiar iniciativas como esta, além de promover a geração de renda, incentivamos o empoderamento feminino no mercado de trabalho” destaca o gerente de Relações com Comunidades da Vale em Parauapebas, Edivaldo Braga.

A consultoria do Sebrae forneceu orientação sobre marketing, avaliação de mercado e vendas. A cooperada Stéfane Figueiredo da Silva está empolgada com o aprendizado. “Foi um período fundamental para gente em vários aspectos. A gente desenvolveu muito nas áreas de marketing, relacionamento com o cliente e sobre a escolha da matéria-prima mais adequada para fazer uma bolsa ou a roupa que o cliente pedir”.

Stéfane já tem planos para implementar tudo que aprendeu. “Eu hoje me pergunto o que eu posso ter no futuro com essa cooperativa e com a atividade de costureira. Eu acredito num futuro garantido se a gente colocar o que o Sebrae e a Vale trouxeram pra gente”, conta entusiasmada.

O curso também foi ministrado nas comunidades de Sansão e Paulo Fonteles. O treinamento traz informações sobre empreendedorismo, cooperativismo, marketing, finanças e visão de mercado.

Publicidade

Veja
Também