Confirmados
27.650
Recuperados
18.995
Óbitos
190

 Publicidade

Associação de Teatro de Parauapebas (ATP) é fundada e diretores se reúnem com a Secretária de Cultura do município

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp

Em uma tarde memorável, do dia 17 de janeiro, no prédio Secretaria Municipal de Cultura de Parauapebas (SECULT), que será para sempre lembrada, como um divisor de águas dentro da história cultural do município, com a presença de 25 pessoas entre representantes de diversos grupos e companhias, além de outros produtores culturais e com apoio do Conselho Municipal de Cultura, foi fundada a Associação de Teatro de Parauapebas (ATP), a primeira do gênero no munícipio e eleita por aclamação sua primeira diretoria.

A diretoria eleita é composta pelas seguintes pessoas:


Coordenador Geral: Doddy Amancio
Vice-coordenadora: Fabia Gonçalves
Secretária: Uricelia Leão
Tesoureiro: Waldivino Cordeiro
Membros efetivos do Conselho fiscal: Kevin Pontes, Jhon Jonh Medeiros e Ivan Vale de Sousa;
Membros suplentes do Conselho Fiscal: Eliane Ferreira, Igor Alcantara e Rayane Mariz.

Nesta assembleia histórica se fizeram presentes os representante dos seguintes grupos e companhias:

Cia Cabaré Brasil, Cia Reflexos, Cia Encena, Grupo Médicos da Alegria, Teart, Companhia Gente de teatro, Grupo Renascer e Expressar-te, além da Companhia Maria Clara Machado, sendo essa última a mais antiga do munícipio, liderada pelo professor Tonico Ferreira, que apoiou e incentivou o movimento teatral a criar a sua própria entidade.

Irmanados do proposito de lutar pelo movimento, a recém criada entidade e a sua diretoria realizou uma assembleia ordinária no dia 31 de janeiro de 2015 no qual se discutiram as seguintes pautas:

Discussão e valor das mensalidades dos profissionais do teatro e anuidades dos grupos e companhias

Ações a serem desenvolvidas no carnaval como a barraca do teatro, para se conseguir recursos ,afim de pagar as despesas com o cartório, além de outras ações propostas

E o que mais se fez importante, para o bom desenvolvimento do teatro no município
Uma das metas da ATP é realizar as filiações maciças dos grupos e companhias e demais profissionais da área a recém criada entidade, para isso estão sendo realizadas as visitações técnicas aos locais de ensaios e outras ações.

O grande objetivo da entidade, além de buscar políticas públicas para área do teatro e ser o órgão representante da categoria, junto ao poder público, fortalecendo dessa feita os grupos e companhias existentes, além dos que ainda vão surgir, através de suas ações e atividades colaborativas.

A diretoria executiva da ATP, também se reuniu no dia 2 de fevereiro, com a atual titular da Secretaria Municipal de Cultura (SECULT) Josélia Matos e expos as necessidades urgentes da categoria, como por exemplo:

O Evento da II Mostra de Teatro, que até o momento encontra-se engavetado
A reabertura do espaço do Centro de Desenvolvimento Cultural (CDC) e suas oficinas técnicas de teatro e dança
Solução para o problema criado na gestão anterior da SECULT, com respeito a não cobrança de ingressos, no já referido espaço, fato esse de tamanho desconforto, para a atividade artística teatral do município

Por sua vez, a Secretária Municipal de Cultura Josélia Matos parabenizou os agentes culturais pela fundação da Associação de Teatro e colocou a SECULT à disposição para contribuir com a cultura do município. “Nossa secretaria está à disposição e iremos trabalhar em conjunto com esses agentes culturais”, disse.

Serviços:

Filiação de grupos e companhias e demais profissionais do teatro, para o fortalecimento da entidade, está se dando na rua 05, número 280, esquina com a rua Manaus no bairro Primavera e no horário das 14 às 18h, falar com Eliane Ferreira.

A sede provisória da Associação de Teatro de Parauapebas fica na rua Marechal Rondon, número 505, próximo a Escola Municipal Eduardo Angelim, antes da garagem da Pinheiro, Bairro Rio Verde. Fones: 992128084/ 992293655/ 991940416/ 984138448/981824422.

Publicidade

Veja
Também